sábado, 2 de julho de 2011

O Cordel é o Tema

A XII Fenearte, que acontece no Recife de 01 a 10 de Julho, tem este ano como tema a Literatura de Cordel, que é uma das nossas maiores manifestações artísticas populares, onde pequenas estórias e histórias são contadas com uma linguagem simples, mas muito engraçada e cheia de rima.
O novo formato dos corredores da feira possibilitou maior mobilidade aos visitantes que agora não ficam presos num grande labirinto como nos anos anteriores. Gostei muito porque você pode escolher por onde quer passar e tendo interesse de acessar um caminho menos longo, fica fácil conseguir isso.
Tudo que possamos imaginar em matéria de artesanato está por lá, seja este feito por artistas locais, de outros Estados do Brasil ou até de outros países. A variedade é bem recebida pelos visitantes que lotam os corredores do Centro de Convenções e consomem muitas novidades nos pontos de venda disponíveis.
Andei durante quatro horas e meia e saí com a sensação que faltou ver muita coisa ainda, pois nem sempre damos atenção a tudo, pois fica realmente impossível cobrir toda a feira num só dia. O ideal é ir mais vezes para poder comprar o que desejamos. Comprei alguns enfeites para a minha casa e confesso que me contive para não gastar muito este ano. Os preços estão bons e bem dentro da realidade. Não vi nada com valores abusivos e somente as obras mais sofisticadas e que servem para decorar grandes espaços possuem preços mais salgados.
Consegui fotografar certas obras, mas algumas delas não tive a oportunidade de registrar, pois os artistas não permitiram. Acho que pensaram que eu estava tentando copiar a arte deles... Achei uma besteira tamanha da parte deles, mas respeitei e só fotografei o que me foi permitido.
A dica que dou para os que desejarem ir à feira é que cheguem logo cedo, pois em alguns momentos o espaço fica pequeno e o estacionamento não comporta todos os carros que por lá circulam. A Fenearte completa 12 anos e este é o tempo que moro aqui no Recife e lembro das primeiras feiras que participei e comparando com o que hoje temos, foi uma evolução gigantesca, em número de expositores e de visitantes. No início a entrada era gratuita e o espaço interno do centro de convenções comportava tudo, inclusive a praça de alimentação. Hoje noto que a feira está apertada e precisando expandir os seus domínios para ter mais arte espalhada durante os 10 dias de feira.
Sempre visito a Fenearte e considero um evento importante para a nossa cultura e economia, uma vez que é o momento dos nossos artistas mostrarem seu talento e também conseguirem vender sua arte a um público maior e bem diversificado.
Organizada e bem estruturada, a Fenearte conta comum grande número de pessoas para cuidar de tudo, zelando para que nada ocorra de forma desordenada. É o momento do ano onde as pessoas conseguem ter acesso à arte de uma forma bem fácil e acessível aos olhos e aos bolsos. 

Fenearte 2011

O vídeo de divulgação da Fenearte 2011 ficou lindo demais.
Impossível não querer visitar.
Programação completa, acesse: http://www.fenearte.pe.gov.br/2011/

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...