domingo, 28 de setembro de 2014

Cores Urbanas

Ontem vi uma exposição muito interessante no CAIXA Cultural do Recife, pois mostrava as cenas do cotidiano de Salvador numa visão bem diferenciada e cheia de tons quentes, fazendo com que os cenários antigos pudessem ser modernizados através da visão do artista, cujo nome é Bel Borba.
Quem já visitou a cidade de Salvador já deve ter visto várias intervenções urbanas do artista, que usa vários materiais para expressar a sua arte, especialmente itens pesados e mosaicos. Ontem vi algo diferente e a forma como ele utilizou o seu talento para mostrar uma visão alegre das cenas óbvias, nem sempre percebida por nós.
Pertinho dali, pude perceber também a variedade da Central do Artesanato Pernambucano, que possui um acervo considerável de obras, de vários artistas, de diversos lugares do Estado. É um templo à serviço da arte onde podemos encontrar todos os detalhes de uma riqueza cultural que não tem fim e pode ser comprada para decorar nossas casas e quem sabe presentear alguém que gostamos muito.
Encontramos de tudo um pouco e vários materiais são utilizados nas obras, sendo a madeira, o ferro, o tecido e o barro os mais notados, já que fazem parte de muitas obras e dão origem a várias outras ramificações da arte, que se renova a cada pensamento criativo que encontra.
Gosto de perceber a arte e cada vez que tenho acesso ao seu mundo gigantesco, percebo que a vida é bem melhor e fácil de ser vivida, pois podemos encontrar as possibilidades de entender o que realmente representamos e como tudo pode ser melhorado se estiver aliado ao olhar atento e cativante de um artista comprometido com o seu ofício.
Podemos fazer arte nas nossas vidas de várias formas e basta olhar um pouco para nós mesmos que veremos o quanto somos influenciados por todas as manifestações artísticas existentes, já que contribuímos para que muitas das nossas ações sejam emolduradas por situações artísticas que vão nos visitando diariamente e que só precisam da nossa dedicação para terem efetiva vida e contribuir para que tudo seja melhor e mais fácil.
Basta um pouco de arte nos nossos dias para esquecermos dos problemas e também percebermos que a nossa existência sempre merece um pouco de cor e de criatividade. 
Se fizermos da nossa vida uma obra de arte constante, ficaremos sempre felizes e muito conscientes do nosso real valor.
Deixo um pouco do que vi registrado em imagens...











Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...