sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Galo é do Povo!

Assistir ao desfile do Galo da Madrugada é no mínimo uma tarefa exaustiva, seja pela quantidade de pessoas, freviocas e trios elétricos que circulam no trajeto que inunda as ruas do centro do Recife, no sábado de Zé Pereira ou até pelo calor que sempre acompanha o bloco. Não posso dizer que é uma festa para todos, pois quem não tiver pique e disposição, certamente ficará frustrado com tamanha grandiosidade ou reverência que as pessoas destinam a um bloco simples, mas que carrega consigo uma grande carga de alegria e tradição.
Este foi o segundo ano que acompanhei o desfile do Galo da Madrugada, do meu jeito, fotografando mais que dançando, mas curtindo tudo que vi e que passava diante dos meus olhos inquietos e que não se cansavam de registrar os melhores momentos, fantasias e figuras inusitadas que podíamos encontrar.
O mais belo é ver o Galo da Madrugada, monumental, na Ponte Duarte Coelho, atrapalhando todo o trânsito da cidade por mais de uma semana e ainda assim sendo amado pelos foliões e motoristas que diariamente passam por ali. A cada ano ele se renova a mostra um pouco do que os homenageados do carnaval possuem. Neste ano, o destaque foi a máquina fotográfica que carregava no pescoço e que fazia alusão ao Alcir Lacera, fotógrafo e grande personalidade pernambucana homenageada no carnaval deste ano, juntamente com o percussionista Naná Vasconcelos que se fez lembrar na roupa negra e colorida que o monumento usava.
O desfile começa cedinho e toma conta da cidade, fazendo com que todos saiam às ruas vestindo uma fantasia, seja ela qual for, e são muitas, de todos os tipos e criatividades, mostrando que o carnaval de Pernambuco é muito além do que falam por aí, já que reúne todos numa só festa e celebra a alegria com todo o seu significado e sentimento, pois não há nada mais inacreditável de se ver do que a disposição que as pessoas possuem para frevar e ferver ao som de músicas atuais e antigas, com artistas locais e nacionais. Neste ano tivemos Elba Ramalho, Gerlane Lops, Fafá de Belém, Lia Sophia, Gaby Amarantos, Gustavo Travassos, Luiza Possi, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Maestro Spok, Almir Rouche, André Rio e muitos outros artistas alegrando os foliões e cantando animados para uma multidão de mais de 2 milhões de pessoas, que se uniram num só propósito, que era a celebração do carnaval e de todas as sonoridades que ele possui. 
Ano que vem tem mais e a data já está marcada: 01 de Março 2014.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...