sábado, 29 de março de 2014

Salvador, 465 Anos

A cidade mais negra do Brasil celebra hoje seus 465 anos de muita história e festeja com todos os brasileiros esta data tão especial e que mostra a importância do município no cenário nacional, pois hoje é berço de vários polos industriais e sede de grandes empreendimentos turísticos, além de uma grande e tradicional rede hoteleira. Salvador é a terceira cidade mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro e isso já é um motivo para demonstrar o quanto ela é importante e representativa para os brasileiros, uma vez que sua fama de alegre e ao mesmo tempo preguiçosa ganhou o mundo e fez folclore de muitas situações.
Não há como andar em Salvador sem se deparar com o sincretismo religioso muito presente em qualquer lugar e em certos momentos a mistura de religiões é tão grande que nem sabemos ao certo qual é o orixá com cara de santo e o santo com cara de orixá. Tudo se mistifica de uma forma harmoniosa e ganha diferencial com a forma pitoresca dos soteropolitanos viverem, sempre de uma forma leve e despreocupada. Basta olhar a vida das pessoas no Pelourinho para perceber que eles querem viver de uma maneira diferenciada, sem muito compromisso, mas ganhando dinheiro, pois não vi ainda lugar para ter tanta exploração turística como lá existe. É uma forma de tirar proveito de tudo, de ganhar dinheiro a todo custo, de cobrar até pelo que não tem preço.
Gosto muito de lá, mas ainda vejo que a cidade precisa realmente evoluir em alguns aspectos, pois os anos se passam e a sujeira ainda toma conta das ruas e isso está intimamente ligado ao jeito de viver dos brasileiros, que numa falta de educação generalizada ainda tratam as suas cidades de forma desordenada e não zelam pelos seus patrimônios. Algumas raras exceções ainda encontramos, mas são poucos os municípios que possuem um padrão de organização adequado e fazem com que os monumentos sejam vistos com toda a sua magnitude e beleza.
Em Salvador há um grande acervo de igrejas, museus, casarios, artesanato e uma orla urbana de fazer inveja a muitas cidades, pelo seu tamanho e diversidade. Precisa, porém, de cuidados, pois alguns espaços estão totalmente danificados e sujos, como é o caso da Praia de Itapuã. O que acho ruim em Salvador é o acesso de alguns locais, que se tornam perigosos devido a proximidade de algumas favelas ou quem sabe por estarem distanciados de algumas áreas mais urbanizadas e movimentadas.
Falaria muito tempo sobre a cidade de Salvador, pois tenho muitas caminhadas por lá, mas isso é assunto para outros textos. Vou só finalizar dizendo que foi surpresa minha descobrir que Recife é mais velha que Salvador, doze anos para ser exato. Salvador ainda está um brotinho, mas que precisa da nossa ajuda para que os reparos sejam feitos com cautela e no momento certo, evitando que a sua beleza seja afetada pelo tempo e acabe de vez com a alegria que ela nos passa.
Feliz Aniversário, Salvador!! 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...