sábado, 14 de janeiro de 2012

São Cristóvão

Durante a viagem do Ceará até Pernambuco, vimos muitas situações na estrada, mas a que mais me chamou a atenção foi esta imagem de São Cristóvão feita em madeira, originalmente num caule morto de uma árvore que ficava na entrada do restaurante que almoçamos em Fortaleza.
São Cristóvão é o Santo protetor dos motoristas e viajantes e achei interessante citar aqui no blog, pois a criatividade foi muito bem pensada e criou uma bela homenagem ao Santo.
Nossa viagem foi longa e passou por vários Estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Algumas cidades importantes e desenvolvidas foram vistas no nosso trajeto e posso citar: Mossoró, Sobral, Tianguá, Natal, Fortaleza e João Pessoa. 
Em cada lugar, existiam características bem pitorescas, além dos sotaques diferentes que encontramos em cada cidade que passamos. São nessas horas que percebemos como o Brasil é singular e ao mesmo tempo diferenciado, pois a união de culturas e a forma como cada povo demonstra os seus traços característicos é impressionante.
Quando falávamos com alguém, as pessoas logo percebiam que éramos pernambucanos, assim como estranhávamos, também, a maneira como se comportavam e usavam seus dialetos locais. Notei que no Ceará as pessoas não comem feijão e sim "Baião de Dois", que é uma mistura de arroz e feijão. Vi várias formas desta iguaria, mas a mais gostosa que provei foi em Jericoacoara, pois as demais estavam meladinhas demais deixavam o prato com sabor comprometido.
Notei, na nossa breve passagem pelo Piauí, que as pessoas possuem um sotaque bem mais gritante que o normal e puxam os "esses" e "erres" de uma forma bem mais notável que nos outros lugares. 
É bom perceber isso e saber que fazemos parte deste contexto tão diferenciado que é o Brasil. Felicidade é notar a simpatia do povo cearense e descobrir que a maioria das cidades do Estado possuem nomes indígenas e algumas vezes difíceis de pronunciar.
Gratificante é saber que existem tantas coisas lindas para visitarmos em cidades tão pequenas e que não despertariam nosso interesse sem que buscássemos descobrir o que nem sempre está exposto e visível aos olhos dos mais desatentos.
Vamos seguindo viagem...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...