quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Mangue como Acesso

A partir desde mês, uma das maiores obras viárias do Recife, a Via Mangue, começa a se tornar realidade e a construção, que deve durar 30 meses, será um dos grandes resultados para melhoria do trânsito para os que desejam ir da cidade até o bairro de Boa Viagem. A primeira etapa já está sendo concluída e consiste no alargamento do viaduto que dá acesso à Avenida Agamenon Magalhães e que passa no Cabanga e Joana Bezerra.
O Shopping Rio Mar que já está em fase avançada de construção, está no caminho da obra e o início da via expressa passará ao lado do centro de compras que contará com 476 lojas e será o maior do Nordeste, talvez em número de lojas porque em área ainda acho o Shopping Recife maior. A obra não terá cruzamentos e promete ser uma forma rápida de driblar os imensos congestionamentos da Avenida Domingos Ferreira.
A previsão é que até a copa de 2014 tudo esteja pronto, mas os pessimistas acreditam que não será possível. Eu prefiro acreditar que tudo será feito da melhor forma possível e o resultado nos trará melhores dias neste trânsito caótico que o Recife enfrenta diariamente. Imaginar chegar em casa rapidinho quando vier do centro do Recife pode ser uma realidade mais perto e acessível do que possamos imaginar e não custa nada ter em mente os benefícios que esta obra trará para todos os recifenses.
Recife tem opções de melhoria, mas precisa de investimentos para se tornar uma cidade realmente mais planejada e não ter seus dias comprometidos com a falta de um melhor dimensionamento dos seus recursos e vias de acesso. Tudo pode ser melhorado, mas precisa de iniciativa para ser visto como real e com isso trazer resultados para a população que não aguenta mais tantos transtornos no trânsito.
Imagine todas as obras previstas para o Recife Antigo, como a urbanização do Cais José Estelita e revitalização dos Galpões do Porto, que em pouco tempo serão novos centros de compras e entretenimento, dando vida à parte mais antiga da cidade, se não contarem com um fluxo viário bem estruturado e que possibilite toda esta mudança e aumento da circulação de veículos?
Seria o caos e isto é melhor ser evitado e por isso todas as obras de melhoria são bem vistas e necessárias.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...