terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fim dos Dias

Quando um ano chega ao fim, tenho a impressão de que o mundo vai acabar, pois as pessoas querem a todo o instante realizar tudo numa só noite ou renovar todos os votos de sabedoria para não usarem novamente no ano que terá início. É como se ficássemos de um lado para outro, escolhendo o caminho a seguir, mesmo sabendo que algumas escolhas nos deixarão tontos e sem rumo certo.
O homem ainda não aprendeu a enxergar a vida como algo evolutivo, que necessita dos seus esforços diários, e termina achando que uma data ou evento irão ser a chave para o sucesso imediato ou solução de todos os problemas que até então existem.
O último dia do ano é igual a todos os outros, só que com mais sentimentos. Diversos, sejam eles de satisfação, culpa, alegrias, decepções, conquistas, lembranças e muitas agonias. A impressão de que o ano começa e traz só coisas boas pela frente pode ser encarada se estivermos vigilantes com as nossas atitudes e se esforços mais planejados tenham sido tomados desde cedo para engrandecer a nossa alegria e sensação de dever cumprido.
Em 2013 tive poucas esperanças dos acontecimentos que iriam contribuir para a minha vida, mas chegando ao fim dele percebo que lucrei bem mais do que imaginava e que posso considerar como positivos todos os resultados obtidos durante os 365 dias que passaram de uma forma rápida e sem que me desse muito tempo para pensar.
Agi de muitas formas e em alguns momentos poderia ter tido ações mais enérgicas para melhorar muitos pontos, mas uma coisa é certa: uma nova fase da vida passou e posso perceber que será essencial para as minhas lembranças e desejos futuros. Mesmo com altos e baixos o ano passou e estou aqui, contando a história.
Isso é o que vale. Estarmos vivos e com saúde necessária para lutarmos novamente por novos dias, novos anos, novas situações. Não desistir dos nossos ideais é o que precisamos para continuarmos vivos e tendo a sensação de renovação a cada novo dia e não somente no último dia do ano. Cada amanhecer nos traz novas possibilidades e devemos estar atentos a cada uma delas, pois a luz do dia é renovada sempre, mas nunca será igual.
O nosso momento certo só existirá uma vez. Poderá até ocorrer de forma parecida, mas nunca da mesma forma.
Feliz Anos Novos e que 2014, 2015, 2016 e tantos outros anos sejam plenos de muita alegria e desejos de mudança. É o que desejo para todos nós.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...