sábado, 12 de janeiro de 2013

Organização e Estrutura

A Praia do Forte é o que podemos chamar de espaço organizado, estruturado, limpo e diversificado, pois é possível encontrar de tudo por lá, mas com um nível de organização bem superior aos demais pontos de turismo do Estado da Bahia. O local respira beleza e os atrativos não param somente na praia, que é bela, pois lá temos o Projeto Tamar para visitação e uma vila de lojas e restaurantes de fazer inveja a muitos shoppings das cidades.
Encontramos desde os típicos acarajés e cocadas, até os pratos mais sofisticados da gastronomia moderna e tudo isso é servido em uma infinidade de pontos comerciais que atendem a todos os bolsos e gostos. A praia, por ser um local muito visitado, tem preços mais salgados do que os usuais, mas o artesanato e roupas vendidas por lá possuem um nível melhor do que as que encontramos nos outros locais de venda de lembranças típicas da Bahia. Na loja do Projeto Tamar os preços são gritantes e muitas vezes fora da realidade, pois nem sempre os produtos valem o preço que possuem. 
O ingresso para o Projeto Tamar custa R$ 16,00 e quem é estudante paga a metade. Lá dentro, a visita pode ser livre ou monitorada por guias que contam um pouco da história do local e do trabalho desenvolvido na preservação das tartarugas marinhas que a cada ano crescem a população graças ao trabalho incansável do Tamar.
Com a maré baixa, a praia apresenta várias piscinas naturais onde podemos ver alguns peixes e tomar um banho tranquilo sem se preocupar com as ondas fortes do mar. Apesar de toda a modernidade que a praia possui, há muita organização e preocupação com o meio ambiente, pois é notável a limpeza dos locais e o esmero com que tudo é projetado para receber o visitante. Notamos que é algo organizado e que a evolução do local está aliada à preservação do meio ambiente e, especialmente, das tartarugas marinhas que são as rainhas do local e são vistas por muitas pessoas diariamente.
Em outro momento, vou visitar a praia com mais calma e passar mais tempo por lá para aproveitar um pouco mais daquelas belezas naturais e desfrutar de tudo que a agonia das viagens rápidas não nos proporcionam. Determinados lugares devem ser degustados aos poucos, como um vinho saboroso e adocicado.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...