quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Montes Guararapes

Na semana passada quando peguei um atalho para chegar ao trabalho, vi esta bela paisagem a partir dos Montes Guararapes e tratei logo de registrar o momento, pois de lá se tem uma visão incrível dos Bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias.
Muitas pessoas estão pegando este atalho ultimamente, pois com a construção dos novos viadutos na estrada da Batalha, o trânsito está cada vez mais caótico e complicado no bairro de Prazeres. Em breve iremos desfrutar de dias melhores e de um trânsito menos lento, mas por enquanto, para os que puderem, façam esse desvio no caminho e comprovem o outro lado das belezas que ficam escondidas na nossa grande região metropolitana.
Nos Montes Guararapes, além da linda visão, podemos ver a belíssima Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, que muito contribuiu para a história do município de Jaboatão e para o Brasil, pois foi ali durante a Batalha dos Guararapes que se ouviu pela primeira vez a palavra Pátria.
Ali acontece no mês de Abril a Festa da Pitomba, onde várias barraquinhas e parque de diversões comemoram a pequena fruta que nos primórdios era usada como forma de brincadeira entre as pessoas que simulavam uma guerra com ela, pois tem a característica de uma pequena bala de canhão.
Dessa brincadeira, surgiu a festa, nos Montes Guararapes...
É bom quando os imprevistos do cotidiano nos mostram outras visões do mundo e nos fazem perceber que nada é mais importante do que estar atento às possibilidades e formas de observar o universo que nos cerca. Moro aqui no Recife há mais de 10 anos e nunca tive a curiosidade de conhecer os Montes Guararapes. Precisei ser surpreendido por um congestionamento para ter a iniciativa de elevar meus pensamentos e de conhecer uma nova visão da cidade que até então desconhecia totalmente.
Valeu a descoberta...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...