segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Jardim e a Ponte Velha


O que nos liga pode ser um jardim da infância ou uma ponte velha...”
Adaptando os versos da música“O Lobo e a Primavera” do excelente compositor Dan Nakagawa percebo que as pessoas estão ligadas entre si por vários fatores e cada um deles pode demonstrar juventude ou tempo decorrido, mas sempre haverá uma maneira de nos sentirmos atraídos pelas pessoas e pelas mais variadas coisas que encontramos por aí.
Pessoas novas podem gostar de músicas antigas, assim como os antigos podem se identificar com os ritmos mais atuais. Tudo dependerá da forma como o espírito de cada um estará adaptado e vivenciará os momentos que serão apresentados a cada um de nós. Parece mentira, mas todos nós temos um dom de nos identificarmos com aquilo que mais parece conosco e não é porque tenho 21 anos que necessariamente gostarei de me relacionar com pessoas da minha idade. Posso ter vontades diferentes das pessoas que estão na mesma idade cronológica e isso é influenciado pelo meu cérebro que pode estar anos à frente dos meus dias.
Temos formas diferentes de sermos criados e se desde cedo os nossos pais nos derem responsabilidades diversas e nos fizerem aprender a resolver nossos próprios problemas, ficaremos cada dia mais confiantes e nos libertaremos mais cedo do jardim da infância que cerca a nossa vida e contribui para muitas das nossas decisões. Temos que ter o discernimento de saber emergir na hora certa e fazer com que os nossos aprendizados mais simples possam nos levar as pontes velhas, maltratadas pelo tempo, mas cheias de história e de conhecimento, seja este aparente ou interiormente visível.
A ligação que temos com o mundo é bem mais proveitosa se não deixarmos que ela fique solta e sem sentido. Temos que interferir sempre em tudo e fazer de cada atividade um momento de aprendizado, seja ela mais elementar ou mais complexa. A complexidade que assumimos nas nossas vidas depende bem mais da gente do que dos outros, pois se soubermos planejar e verificar bem o que nos afeta, poderemos sempre ter a melhor forma de compreender o que nos remete ao sucesso e facilita os nossos dias de maneira considerável.
Vamos aprender com o novo e com o antigo e deles tirar o melhor proveito das situações para que os nossos dias sejam sempre proveitosos e tenham a mínima chance de apresentar erro. Seja por uma ponte velha ou pelo jardim da infância, nossos caminhos e escolhas precisam de soluções e não de problemas. Buscar nas pessoas e nas vivências as melhores fontes de informação são importantes para cada um de nós e facilitam sensivelmente as nossas vidas. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...