quarta-feira, 20 de julho de 2016

Lugares Abreviados

Quando andamos por alguns lugares percebemos como é comum as pessoas abreviarem os nomes dos estabelecimentos, seja para conter as palavras grandiosas que alguns possuem ou simplesmente para criar uma moda desnecessária e que termina complicando a vida de quem não está por dentro dos conhecimentos e gírias utilizadas pela maioria das pessoas.
Outro dia fiquei perdido quando me indicaram uma delegacia para prestar queixa e isso foi porque abreviaram o nome dela e me falaram o apelido usado pelas pessoas. Eu, inocente, achava que o nome fosse aquele mesmo e fiquei rodando sem achar o local adequado. 
Acontece...
É com cuidado que temos que agir nestes momentos, pois nem sempre a abreviação nos traz boas soluções sobre os fatos e terminamos perdendo ou descaracterizando algo pelo simples fato de não falar adequadamente o que queremos.
Acredito que esta mania vem de línguas mais sintéticas, já que o português é bem analítico e termina gerando um pouco de preguiça nas pessoas que querem falar rapidamente e não perder tempo com palavras grandiosas.
Até os nomes das lojas e produtos que encontramos adotam tal detalhe, pois é bem mais bonito termos um item que carregue no inglês do que outro que seja fiel ao português. Parece que o que está escrito em inglês ou com uma abreviatura bem sofisticada é melhor e bem mais útil que o coitadinho que insiste em se descrever pelo belo e complicado português.
Independente de tudo, entendo que a abreviação pode ser bem utilizada sempre, mas o excesso é o que compromete as nossas ações e termina fazendo com que tudo fique muito banal ou difícil de ser entendido por completo. Antes de abreviarmos tanto, precisamos pensar que isso pode causar muitas dúvidas na cabeça dos outros e que nem todo mundo está integrado a esse jogo de pequenas palavras e com grandes significados obscuros.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...