domingo, 10 de julho de 2011

Seu Lunga

Ontem estava lendo uma revista e me deparei com uma reportagem que me deixou surpreso, pois a personagem que eu até então eu achava ser uma invenção da cultura popular, realmente existe. Seu Lunga está vivo e mora em Juazeiro do Norte com a sua língua afiada, envolto às quinquilharias do seu estabelecimento comercial, que vende de tudo.
Como ele já virou piada há muito tempo, nunca me interessei para saber a origem desta lenda e por isso até hoje desconhecia a sua existência. A reportagem fala da sua vida simples em Juazeiro do Norte e também da sua rotina quando a maioria dos clientes vai ao seu estabelecimento comercial somente para tirar foto com o lendário morador da cidade. Fala também que agora um cordelista famoso está proibido de citar o seu nome em alguma das suas publicações, pois uma ação judicial garantiu ao Seu Lunga este mérito e a cada publicação que o cordelista publicar, terá que pagar uma multa de R$ 1.000,00 ao famoso cidadão da cidade do Padim Ciço.
Ficou claro na reportagem que o que Seu Lunga não gosta é de perguntas idiotas e se percebermos bem todos nós somos assim, pois não há nada pior do que responder perguntas óbvias e que demonstram a preguiça das pessoas em pensar um pouco antes de verbalizar as besteiras que falam. Seu Lunga recebe visitantes que tem o prazer de perguntar besteiras para que ele responda de forma enjoada e isso já se tornou rotina na sua vida pacata. A única coisa que faz com que o Seu Lunga abra um sorriso é quando alguém pede para que ele declame os seus versos, o que faz com muita alegria e orgulho.
Meu pai era meio "Seu Lunga" e na minha infância tive momentos de grande transtorno, quando não entendia a  sua forma rude de nos tratar. Era totalmente contrário ao padrão que estudava na escola e do que via em outras pessoas. Minha mãe dizia que tinha sido a educação que ele recebeu desde criança e que não poderia ser diferente naquele momento, já que sempre aprendeu a ser "um papel de embrulhar prego".
Eu tenho meus momentos "Seu Lunga", confesso.
O que mais me deixa irritado é ter que responder mil vezes uma pergunta que já me foi feita. Tem horas que eu pergunto: " Eu estou falando grego ou você que está surdo?". O Seu Lunga é apenas um exemplo de uma característica que todos nós temos, Ontem mesmo num estacionamento uma mulher veio discutir comigo porque queria estacionar no local que eu estava utilizando. Ficou irritadíssima comigo e eu calmamente disse: "Procure seu lugar porque este é meu". Ela acelerou o carro e foi estacionar bem distante de mim. Coitada...
Seu Lunga baixou em mim e nela. Foi engraçado, pois no mesmo dia li a reportagem. 
Achei interessante comentar.
Você já incorporou Seu Lunga alguma vez? 
Em alguns momentos ele é necessário, pois algumas pessoas só funcionam na base do "Seu Lunga" e isso é uma realidade, infelizmente.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...