segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bebida e Loucura

Quando andamos pelas ruas da cidade, especialmente no Recife Antigo, encontramos muitos loucos e bêbados, que são só bêbados, só loucos ou os dois. Alguns desenvolveram a loucura através da bebida e outros usam a bebida para tentar, quem sabe, identificar o seu próprio eu que está perdido em um mundo que os coloca à margem da sociedade.
Fotografei esta senhora ontem e ela estava imunda, toda suja de tinta e fedendo muito. Era uma mistura de bebida e grude que não tinha fim e percebi que ela não era louca, mas sim ébria. E põe ébria nisso...
Ela não conseguia nem ficar de pé e ficava o tempo todo desacatando os policiais ou tirava alguma gracinha com as pessoas que passavam e ainda ficava pedindo mais bebida para tomar, como se já não estivesse saciada com tanta água que passarinho não bebe.
Esta situação é bem mais complicada do que imaginamos e algumas vezes é patológica. Já tive uma pessoa da minha família que chegou a um estado bem parecido, mas não igual ao da mulher que vi ontem. Ele caía nas ruas e minha avó tinha que ir buscá-lo, quando podia. Quando já estava cansada, meus tios ou até a minha mãe faziam esta tarefa árdua e que muito nos inquietava, pois ele sempre teve os mesmos cuidados que todos tiveram, mas mesmo assim terminou viciado na bebida.
No final da sua vida, que acabou após um suicídio, ele estava bem da bebida mas bem depressivo pela abstenção da bebida e pelo uso dos remédios que estava fazendo, que visavam amenizar as crises de depressão e tremores que sentia. Ele foi internado algumas vezes e em todas as vezes que saiu do hospital conseguiu ficar algum tempo longe da bebida, mas sempre era fisgado por ela novamente e ficava numa maré não favorável de bebedeiras que só causavam mal a ele a a todos nós.
Cuidamos o quanto pudemos, mas era difícil em alguns momentos conter a situação que se tornava ruim a cada momento e fazia com que a nossa paciência fosse minada. Eu nunca fui muito fã da bebida e evito tomar qualquer gole, seja porque não gosto ou talvez com medo dos efeitos que ela possa fazer. A bebida foi criada para celebrar momentos importantes e para fazer as pessoas se sentirem melhor e mais felizes, mas o exagero termina fazendo com que elas fiquem um lixo e não tenham nada para comemorar e nem para aproveitar, já que terminam muitas vezes perdendo a festa e deixando de comemorar momentos importantes devido ao excesso sem limites e desnecessário.
A bebida deve ser dosada, bem comedida ou evitada, pois nem sempre estar feliz e satisfeito é sinônimo de embriaguez. Podemos celebrar muitos momentos importantes ou até os mais ordinários com outras bebidas mais saudáveis e que nos permitam ser quem realmente somos sem que tenhamos que nos transformar em pessoas totalmente desajustadas e que terminam virando brinquedinho nas mãos de pessoas ruins e que não respeitam ninguém.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...