segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Caverna da Lapa Doce

Nunca tinha visitado uma caverna como a que hoje explorei aqui na Chapada Diamantina e confesso que não me apaixonei pelo local, já que a poeira é abundante, a escuridão sem fim e a sensação de clausura é inevitável.
Tivemos que andar com lanternas para iluminar nosso caminho, que era delimitado por cordas para evitar que as pessoas não se perdessem naquela imensidão escura e empoeirada. Há formações rochosas variadas e as mais conhecidas são as estalactites e estalagmites que se formam a partir das várias nascentes de água que existem no teto da caverna. Há uma formação interessante e que lembra o local onde Jesus nasceu. No local é comum encontrarmos estudantes que vão em busca de aprendizado, já que a trilha não é de grande dificuldade e exige pouco das pessoas que a visitam.
Houve um momento de reflexão no passeio, onde os guias apagaram as luminárias que levavam e pediram para que todos ficassem em silêncio total. Podíamos escutar o barulho dos pingos de água e sentir de perto a escuridão do local, que sem a ajuda do homem se torna sombras e umidade.
Lá é o local preferido para os morcegos, que resolveram ficar quietinhos nos seus lugares e não nos importunaram. Achei ótimo, pois estes danados nos metem um medo danado além de poderem nos morder e nos repassar carrapatos.
O acesso a esta atração da natureza é pago e o valor é revertido para a manutenção do local que está situado numa propriedade particular, onde os donos souberam muito bem explorar o turismo, criando uma área de refeições e pequenas compras.
Gosto de passeios mais abertos, mas este foi interessante e me deu possibilidade de conhecer um mundo submerso que até então era só fantasia na minha mente. As paredes da caverna eram altas e não tivemos em nenhum momento momentos de aperto na caminhada que fizemos. Gostei mais da visão externa da caverna, mas a foto que selecionei para a postagem foi a que captei quando entrei no local, mostrando algumas pessoas pequenas diante de tanta grandiosidade. Saber que estamos submersos e que lá também existe um mundo para descobrirmos é algo engrandecedor e só nos faz adorar ainda mais o que este local mágico nos proporciona.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...