sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pelas Ruas que andei

Andando pelas ruas do Recife, encontro várias situações diferenciadas e uma das que mais gosto de admirar, apesar de ser ainda considerada uma obra poluidora e depreciativa do patrimônio público, são as grafitagens em paredes, túneis e casas da cidade. Algumas não dizem nada com nada, mas outras nos remetem a pensar sobre as possibilidades, a imaginação e a criatividade.
No Recife antigo, perto da rua da moeda, que é um reduto de artistas, podemos notar como a paisagem ficou tomada pelos grafites coloridos e também como eles alteram a paisagem criando um visual bem diferente e colorido. A arte de pintar com a técnica do grafite é cada vez mais usada pelas pessoas e se adequadamente dosada, nos traz muita felicidade com todos os seus desenhos, que parecem mais tatuagens nos corpos das edificações que encontramos por aí.
Muitos confundem esta arte com as sujeiras que são feitas com a tinta em spray e estas muitas vezes só querem destruir o patrimônio público e deixar no local uma assinatura de alguém que só queria demarcar o local como seu, mas de forma marginal e muito fora de controle.
Algumas obras, antes de serem inauguradas já se encontram sujas com tinta spray, com cartazes de propaganda, com letreiros indevidos, causando uma visualização poluída de uma cidade que era para estar pronta para receber seus habitantes e visitantes nos mais diversificados espaços que temos conhecimento.
Uma lei municipal deveria ser posta em prática para multar severamente as empresas que usam os muros para colar cartazes com anúncios de festas e outras propagandas que nem sempre são autorizadas e seu uso indiscriminado e sem fiscalização só compromete a beleza das nossas cidades.
O pior não é isso..
Parece que a cada vez que um ambiente fica sujo, há um incentivo para que os outros façam o mesmo e isso causa uma sucessão de problemas, de vários tipos, e o pior dele é a poluição visual que nossos olhos são obrigados a enxergar diariamente.
Gostaria de me livrar deste tipo de poluição e ver somente nas ruas as pinturas que realmente fossem ligadas à arte e autorizadas pelas autoridades.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...