sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Imagens Eternas

Este vitral com o rosto de Cristo, que pude captar numa capela, remete a um tema importante que é aquele que fala do exemplo, da eternidade, do que não muda.
Independente da imagem que todos temos de Cristo, esta será a que fará parte da nossa mente e isso para ser mudado precisa de uma readaptação muito grande da nossa capacidade psicológica.
Fomos educados assim e mudar o que já é bem formado dentro de nós, não é nada fácil.
Assim também são as imagens que fazemos das pessoas. Muitas vezes julgamos muitas delas pelas aparências e nem sequer buscamos mais informações para poder formalizar o nosso pensamento sobre o que vemos com os olhos e não com os nossos sentimentos e percepções.
A imagem de um anjo sempre será da seguinte forma: pele branca, vestes claras, olhar sereno e cabelo loiro.
A imagem de um diabo será sempre esta: pele escura, cabelos crespos, vestes vermelhas e olhar perverso.
Tentamos até não pensar dessa forma e lutamos contra a nossa discriminação quando fazemos mal juízo de alguém pela aparência ou pelas atitudes que possuem, mas é difícil para nós não pensar assim ou não passar a rua quando notamos que aparecem algumas pessoas mal encaradas no nosso caminho. 
Por outro lado, é muito fácil se apaixonar quando encontramos alguém bonitinho e com um olhar angelical.
Isso é fruto de anos e anos de lavagem cerebral e todos nós somos prisioneiros disso tudo, já que muitas das coisas não chegamos a conhecer para fazer nossa própria imagem e sempre temos a possibilidade de ajustar nosso pensamento pelos filmes, desenhos e histórias que escutamos desde a infância.
Se tudo fosse o contrário, se tivéssemos sido desde cedo educados para pensar diferente das imagens que percebemos, talvez nossa opinião sobre as pessoas fossem bem diferentes.
A imagem de Cristo para mim foi linda, perfeita e muito inspiradora. Foi esta a imagem que desde cedo aprendi a admirar e sei que se algum dia isso tiver outra conotação ficará bem difícil para mim mudar o meu pensamento sobre o assunto.
As demais imagens da vida, procuro formatar pelo meu conhecimento e deixo somente as que fogem da minha capacidade como intangíveis.
Como você está percebendo o seu mundo?
Suas imagens eternas são bem visíveis ou trazem somente discriminação e falta de conhecimento dos fatos?
Olhe-se no espelho e comece a perceber você mesmo...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...