quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Apoteose do Frevo

O encerramento do Carnaval do Recife não poderia ter sido realizado de uma forma mais bonita e emocionante, pois no palco da Praça do Marco Zero mais de 100 músicos deram adeus ao carnaval, saindo logo após em um arrastão pelas ruas do centro do Recife e mostrando que a nossa festa é sem limites de animação, pois mesmo com o dia claro, as pessoas não arredavam os pés do centro histórico, cantando e dançando como se fosse o início de uma festa que já durava 04 dias.
Mesmo tombando de sono, fiquei um pouco mais e não me arrependi pelo esforço adicional, pois o que vi foram pessoas animadas e um show de luzes e cores num palco grandioso e digno da festa que a prefeitura promoveu tão bem este ano, pois em cada polo de animação, os detalhes eram vistos com cuidado para que tudo pudesse satisfazer os foliões que estiveram brincando e frevando durante os dias da folia carnavalesca.
Percebei neste dia que a alegria deve ser compartilhada, que os sonhos devem ser vividos e que uma força extra sempre está dentro de nós quando um sentimento maior nos move para realizar o que muitas vezes parecia impossível ou pouco acessível.
Podemos realizar tudo e dessa forma criar energias para dias melhores e mais inspirados, onde cada lembrança vivida é válida para enaltecer ainda mais os sentimentos que temos e, assim, despejar um pouco deles na avenida que clama por alegria e celebração.
Nunca fui muito de brincar o carnaval e sempre achava uma festa bagunçada demais, pois nunca tinha me dado o prazer de observar com outros olhos o que todo mundo já enxergava, menos eu. Com a minha máquina fotográfica, registrei muitas fotos deste carnaval. E foram muitas...
Registrei a criatividade, a ousadia, a descontração, a falta de noção, os detalhes, a simplicidade, a necessidade, a tradição, a adoração e, principalmente, aquilo que chamamos de carnaval e que nem sempre tem significado real e preciso.
O carnaval pode ser do jeito que acharmos melhor e o meu foi especial, pois vi tudo que queria, acompanhado de amigos e amigas animadas e com o sentimento de descontração que era necessário para que um grupo pudesse conseguir a glória necessária para se tornarem reis da folia e com isso guardar na memória e no coração todos os momentos que jamais ficarão esquecidos e isolados num lugar escuro e sem brilho.
O carnaval é colorido, brilhante, cheio de diferenças...
É assim que ele se torna único e o Recife pode se orgulhar de ter uma festa realmente espetacular, tradicional, moderna e cheia de ritmos e cultura.
Fogos para a festa e para o povo que aproveitou cada momento desta data tão especial e aguardada pelos pernambucanos. O nosso carnaval é realmente madeira que cupim não rói.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...