domingo, 9 de janeiro de 2011

Morro do Pai Inácio

A minha primeira visão do Morro do Pai Inácio, que é o cartão postal mais conhecido aqui da Chapada Diamantina, foi na novela "Pedra sobre Pedra", que mostrava na sua abertura as pedras se transformando em belas mulheres.
O local é fascinante, altíssimo e tem um ar espetacular. A visão é impressionante e não sai da mente de quem visita o local, já que é nas alturas que podemos notar com mais certeza a grandiosidade do nosso Brasil, que sempre nos oferece ótimas opções de desfrute da natureza. O acesso ao local é fácil e subimos uma pequena trilha para chegar até o topo. Para os que possuem dificuldade de andar em locais elevados, a trilha não é recomendada, pois a altura do local nos dá um pouco de vertigem e faz com que tenhamos medo de chegar muito perto das pedras que ficam na borda.
Não foi esse o medo que o "Pai Inácio" teve no passado quando uma história de amor o levou a fugir para o morro e simular uma queda lá de cima, sendo este o motivo do local ter o seu nome nos dias de hoje.
É comum notarmos as pessoas meditando lá no alto e contemplando sem pressa a paisagem sem fim, pois de lá podemos ver outros picos famosos da Chapada Diamantina, que ao entardecer recebem raios solares dourados fazendo com que as pedras fiquem ainda mais iluminadas pelo astro rei.
Eu confesso que não tive muita coragem de chegar pertinho das bordas do morro e preferi fotografar de longe para não ficar tonto, já que o vento forte pode comprometer um pouco os nossos reflexos nos deixando numa situação que pode nos causar um pouco de perigo.
Enquanto eu tive receio, muitas pessoas se arriscavam e chegavam bem perto das encostas para tirar uma fotografia e para registrar sua imagem próxima ao local, deixando o momento eterno, na mente e nos arquivos digitais das várias máquinas fotográficas que não se cansavam de disparar.
O frio lá em cima é bem notável e aos poucos a neblina vai se formando, chamando a noite para o local que esconderá aqueles lindos monumentos de pedra que novamente serão mostrados na manhã seguinte aos visitantes ávidos por uma imagem como a que captei acima e que guardo com muito carinho nos meus arquivos, principalmente o cerebral.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...