terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Celebridades e Bonecos

Em Pernambuco, quem é celebridade se transforma logo em boneco gigante para brilhar no carnaval de Olinda e isso é algo que a cada ano cresce e se torna mais constante, pois o desfile na terça-feira de carnaval é algo muito aguardado pelas pessoas que vão até o centro histórico para brincar nas ruas estreitas da cidade patrimônio da humanidade.
Logo cedo cheguei e fiquei num ponto estratégico, perto da prefeitura, e vi praticamente todos os blocos desfilarem, anunciando a passagem daqueles que são os reis do pedaço e que encantam a todos com o seu jeito meio estranho de rodar e movimentar seus enormes braços, que podem até causar algum acidente se forem mal direcionados pelo condutor que os carrega. O pior é que vi alguns condutores tomando cerveja enquanto carregavam os bonecos e isso era algo preocupante, pois se uma criatura daquelas ficasse embriagada, poderiam cair e sofrer algum dano sério devido ao tombo que poderiam levar.
De qualquer forma não vi nenhum acidente, só alegria, muita alegria. Ao todo foram quase 100 bonecos desfilando ao som das orquestras de frevo que não paravam de tocar e faziam o meio de campo entre os blocos tradicionais e foliões. Em Olinda, podemos curtir um pouco de tudo, desde o frevo, maracatu, samba e também desfrutar da visão alucinógena das fantasias que são mostradas todos os dias e que demonstram a criatividade e ousadia do nosso povo que espera o ano inteiro pelo carnaval e não deixa nenhum foco de animação vazio e sem a folia tradicional que nos fez conhecidos no Brasil inteiro. 
O carnaval de Olinda é melhor pela manhã, pois é quando há os desfiles e as pessoas ainda não se cansaram de mostrar as suas fantasias e maquiagens que ainda não derreteram com o sol e suor.
Aliás, este ano o sol e a quantidade de pessoas foi exagerada, pois era tanto calor e tanta gente circulando pelas ladeiras, que a cidade ficou ainda mais pequena para tanta gente  andando no centro histórico. A melhor maneira de brincar é encontrar um local para ficar vendo a folia e aproveitando cada momento da festa que não tem hora para iniciar e nem acabar, pois são tantas atrações e movimentações que fica até complicado saber como é possível caber tanta gente em tão pouco espaço e mesmo assim as pessoas ainda se sentirem felizes e satisfeitas com tantos apertos e movimentações, seja de pessoas, ambulantes, blocos, catadores de latinhas e tudo mais que o carnaval nos proporcionar e que possa encher os nossos olhos com tanta informação visual.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...