quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Oportunidade ao Êxito

Este ano, o Bom Dia Ticket trouxe ao Recife uma palestra muito interessante com o filósofo Mário César Cortella, que passou uma manhã falando ao público sobre coragem, oportunidade, dedicação, curiosidade e mudança de comportamento. Tudo isso integrado e muito bem dito.
Falou muito sobre Paulo Freire e da forma como este o orientou em muitos momentos da sua vida, lhe dando informações precisas sobre humildade, sabedoria e, principalmente, otimismo, quando a melhor forma de vencer os desafios e problemas era tendo perseverança e nunca desistindo dos seus ideais. O bem coletivo, que era uma das premissas de Paulo Freire, foi tratado como uma forma de convivência necessária em sociedade porque desta forma todos poderão ter mais chances de crescimento e desenvolvimento e com um resultado final que agradará não a poucos e sim a todos.
O sonho e o delírio devem ser distintos para não causarem confusão na cabeça das pessoas, pois se o sonho é algo atingível e motivador, o delírio nos coloca em situação de loucura, pois perdemos a noção do que é real para as nossas vidas e isso gera um problema para nós.
Sonhar todos nós podemos, mas o delírio vamos deixar para os momentos de febre, onde a nossa consciência está quase perdida e nos fazendo ter sensações irreais do que realmente é necessário.
As nossas raízes fazem parte dos nossos sonhos e estes não devem estar separados nunca, já que o ideal é sonhar dentro dos nossos limites e respeitando a educação que nos foi dada desde os primórdios e que nos fizeram ser a pessoa que somos.
Não podemos confundir humildade com subserviência e sempre ter o pensamento bem firmado para não deixarmos que as influências desnecessárias nos tirem do nosso rumo e nos façam pensar diferente e em confusão do que realmente acreditamos e estudamos. Não podemos ser volúveis naquilo que acreditamos, pois somente esta segurança nos fará sermos fortes suficientemente para evoluir em tudo que desejarmos.
Dúvidas são necessárias e mostram não a falta de informação, mas a presença dela porque jamais poderemos ter dúvidas de algo que não conhecemos. Se surgem questionamentos é porque estamos nos aprofundando em áreas e em assuntos que julgamos ser necessários para o nosso desenvolvimento e por isso seguimos curiosos em busca de novos dados.
A palestra foi excelente e nos trouxe informações precisas para os nossos dias e isso ajuda muito a todos os profissionais que necessitam lidar com gente e com muitas informações diariamente.
Gostei de tudo, inclusive das geleias de sabores exóticos que ganhamos como brinde...
Mais uma forma de nos fazer sair do lugar comum e provar novos sabores nesta vida às vezes um pouco salgada e que nos faz ter picos de pressão, nos causando atropelos e inconsistência na nossa saúde.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...