segunda-feira, 31 de março de 2014

Sem Saída

A semana começou com um terrível congestionamento na região metropolitana do Recife, quando um grupo do Movimento dos Sem Terra resolveram parar as principais vias de acesso do Recife e Jaboatão, causando um caos generalizado e fazendo muita gente ficar de cabelo em pé diante dos compromissos da semana e também pela falta de opção para tentar fugir do trânsito que a cada dia nos mostra o quanto ainda estamos despreparados para qualquer eventualidade.
O pior não é perceber o trânsito ruim, mas notar que o protesto não tem resultado algum pois termina só prejudicando os trabalhadores e os nossos representantes políticos não são afetados por esta desordem total que acomete todos nós. Se for para protestar, que façam de maneira organizada, indo diretamente onde a solução pode ser gerada, ou seja, nos órgãos que cuidam das terras devolutas e que podem ser usadas para a desapropriação. Na verdade, a maioria das pessoas que está envolvida nos protestos nem sabe o que quer de verdade e fica somente fazendo tipo para aparecer na TV. A grande parte dos Sem Terra também é Sem Cérebro. São pessoas manipuladas por representantes sindicais espertos e que só buscam nestas ações, o caos para todo mundo, não tendo o real interesse na solução de nada.
Fiquei horas buscando alternativas de saídas no bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão, e só encontrei lugares de difícil acesso e sem nenhuma ligação com nada. As invasões que ali existem fazem do bairro um local estranho, cheio de lixo, com ruas estreitas e muito perigo. Se na avenida principal os edifícios empresarias e complexos hoteleiros fazem a festa, nas ruas mais distantes da orla a situação é bem diferente e impera o caos e a desordem, mostrando que a possível ordenação do bairro não passa de uma capa mal organizada e feita para enganar todos nós.
Como esperar crescimento de uma região se o mínimo em infraestrutura viária não é feito e se todos os esforços são destinados para obras que vendem votos e cativam os grandes empresários, somente, deixando de lado a população que sofre a cada dia com tantas agonias. Aumentar a linha do metrô até o Cabo ninguém pensa, melhorar os acessos da BR 101 não é prioridade, criar vias de acesso que liguem Ponte dos Carvalhos até Candeias e Barra de Jangada nem pensar. 
Só aqui já dei três sugestões de melhoria, mas existem outras e outras que podem ser feitas e que nos ajudem a ter menos problemas no nosso cotidiano. Voltar para casa e esperar o trânsito melhorar é a melhor solução, pois ficar na confusão só vai consumir a gasolina e a paciência que já anda mínima com tantas situações ruins e que só nos deixam descrentes da nossa administração pública, que nunca pensa no social e faz tudo para aumentar ainda mais a desordem que enfrentamos como guerreiros de uma luta invencível. 
São tantas situações que sofrem influência de um simples protesto que se pararmos para pensar, nossa mente pode explodir de tanta informação. Vamos torcer e cobrar melhorias e esperar que os novos protestos sejam feitos de forma justa e organizada e não prejudique a grande parte da população que sofre com tudo isso. Se é para chamar a atenção, usem a inteligência e os meios de comunicação disponíveis e não destruam de forma tão gritante a vida das pessoas que diariamente saem para trabalhar e buscam contribuir com esse país tão injusto, mas que é a nossa casa.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...