domingo, 7 de março de 2010

Foi Jóia, mas agora é Miçanga

Muitas coisas ou pessoas tem para nós um valor incontestável e incalculável, mas muitas vezes esses valores se perdem com o passar do tempo, pois vamos descobrindo que algumas coisas não são tão importantes para as nossas vidas e que algumas pessoas não são tão preciosas como parecem.
O fato de se tornarem miçangas da noite para o dia está na valorização que iremos aprender a dar a tudo que nos rodeia e isso será medido pela nossa percepção diante da vida e das pessoas. Muitos relacionamentos começam afetuosos, cheios de vida e com o passar do tempo perdem o brilho e se tornam cristais de vidro, cheios de arranhões.
Como pode algo que era tão bom perder o valor de uma hora para outra? 
Acredito que o valor pode ser perdido num momento rápido, mas geralmente ele se perde com o passar do tempo sem que seja muito notável para nós. Num dado momento estamos ali com uma pedra que era preciosa, mas ficou sem valor.
Por que as pessoas não adotam o padrão de lapidação de pedras e procuram sempre trabalhar suas gemas até deixá-las num patamar de grande valor e com isso ir a cada dia mais valorizando-as?
Pelo simples motivo de não terem paciência de esperar que as pedras adquiram o brilho e se tornem lindas. Preferem que já venham perfeitas e cheias de brilho.
Há também os momentos em que lapidamos as pedras brutas, mas elas insistem em ficar opacas e nunca mudam sua forma de se mostrar para o mundo e para os relacionamentos que tem. Estas devem ser colocadas no seu local de origem para que aprendam o real sentido da vida e da valorização dos afetos.
Muitas preciosidades parecem ser caras e dignas de admiração, mas não passam de pedras falsas, cujo valor de mercado está bem abaixo daquilo que desejamos ter.
Se o relacionamento é investimento, vamos investir em pedras que valham a pena e que realmente mereçam nosso tempo destinado para a boa preservação dos mais altos padrões de pureza e valor.
A Miçanga é até mais reluzente que a pedra original, mas o seu valor está bem abaixo do brilho verdadeiro, que é a Felicidade.
=======================================================================
O texto de hoje foi inspirado na música Orangotanga, do Chico César.

1 ano de Olhos Inquietos

Há um ano eu preparava minha primeira postagem aqui no blog e hoje já são 267 mensagens com 360 temas diferentes que podem ser lidos para os que acessam o blog Olhos Inquietos.
Sobre o ofício de escrever diariamente para um meio de comunicação que vem se tornando muito comum nos dias atuais, digo que é, para mim, um prazer poder deixar um pouco do que sei e das imagens que vejo por aí. Procuro sempre dar um foco de elevação ao que escrevo e evito temas que sejam muito dispersivos ou que remetam a grandes problemáticas, uma vez que meu intuito não é complicar e sim passar informações de forma simples e que possam ser entendidas por todos.
Houve momentos em que não escrevi por semanas no blog e já aconteceram dias que escrevi mais de uma postagem e isso mais uma vez está ligado ao nosso estado de espírito para fazer ou não alguma atividade. Devemos sempre fazer o que nosso coração manda e nunca construir algo por obrigação ou para chamar a atenção dos outros. Escrevo aqui porque sinto necessidade de falar um pouco com as pessoas que me conhecem ou quem sabe conquistar também os navegadores da internet que buscam nas mais diversas páginas as informações que necessitam para os seus dias.
Espero que durante todo este ano tenha conseguido ajudar alguém com minhas palavras e que as imagens que postei possam ficar gravadas na memória de quem as viu. Nada é tão fácil assim escrever e a inspiração muitas vezes falha, mas em mim esta se torna a cada dia mais forte, pois quando vejo uma situação que me inquieta, penso logo em escrever aqui para ficar registrada.
Aos amigos e amigas que enviaram fotografias e sugestões de temas, também agradeço e lhes digo que vocês são a minha maior fonte de inspiração, pois fazem parte do meu cotidiano.
Celebrar um ano é bom, mas desejo bem mais que isso e conto com a leitura assídua de todos vocês nesta página que estará sempre disponível e inquieta para os que desejarem compartilhar idéias e conhecimentos.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...