segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Festum Omnium Sanctorum

Se hoje é dia de todos os santos, também é o momento de celebrar as pessoas boas, aquelas que não fazem mal a ninguém e que sempre são chamadas de "santinhos".
Vamos tentar acreditar que há esta espécie na raça humana, pois cada dia fica mais difícil crer que existam pessoas realmente puras e cheias de boas intenções. Até existem, mas a ferrugem um dia corrói o que até então era inoxidável e sem retoques.
Os santos que aprendemos a admirar são pessoas que em vida tiveram atitudes diferenciadas e por isso se tornaram exemplos a serem seguidos por todos nós. Cada um com a sua característica protege alguém que reside no mundo, criando uma grande corrente de orações que levam pedidos e desejos de mudança cada vez mais presentes na alma de todos nós. A verdade mais concreta disso tudo é que, nós, humanos, não temos possibilidade alguma de nos tornarmos seres admiráveis se não praticarmos os atos santificados que foram imortalizados pelos nossos santos de devoção.
Não necessariamente precisaremos nos tornar santos, mas poderemos nos tornar melhores do que somos e com isso dar exemplo de vida para todas as pessoas que passam pelo nosso caminho tão cheio de tentações e deslises. Não é possível muitas vezes resistir às tentações e como sabemos a "carne é fraca" para suportar tantas situações diferenciadas diante dos nossos olhos.
Em latim "Festum Omnium Sanctorum" significa: "Festa dos Homens Santos", é foi assim que durante muitos anos a igreja católica qualificou este dia, que é lembrado logo após o dia das bruxas e antecipa o dia de finados.
Deve ser para mostrar um estágio de mudança:
Bruxa ( coisa ruim ) > Todos os Santos ( boas atitudes ) > Finados ( lembranças dos que foram, assim como os seus atos ).
Não sei se isso tem algum sentido, mas fica a minha percepção sobre o assunto.
Vamos celebrar todos os santos e devotar os que mais nos completam, nunca esquecendo que Deus é o nosso exemplo maior.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...