domingo, 22 de setembro de 2013

Produção, Produção!!!

Ontem tive a oportunidade de participar da gravação do DVD Vozes do Frevo, que foi gravado no Parque Dona Lindu, pelo cantor Alcymar Monteiro. Fiquei observando a produção de tudo e percebi a grande quantidade de pessoas envolvidas no projeto e como é complicado obter as melhores imagens de um evento que pode contar com muitas interferências, como o público, clima e defeitos técnicos surgidos de última hora.
A gravação de um show é interessante, mas cansativa. Geralmente os artistas repetem as músicas mais importantes ou param constantemente para trocar de roupa ou retocar a maquiagem que insiste em sair com o suor, já que a utilização de luzes é intensa e provoca intenso calor no palco.
No início a praça do Parque Dona Lindu estava cheia, mas notei uma quantidade menor de pessoas no final e isso pode ser atribuído ao cansaço de ficar mais de três horas de pé e aguardando alguns ajustes técnicos de última hora. Num show contínuo, o público fica mais animado e perde menos o pique, fazendo com que a sensação de alegria seja maior.
Ontem choveu duas vezes durante a apresentação e na última vez a praça ficou quase vazia. Ainda bem que era a última música e não prejudicou o andamento do show que contou com vários sucessos de carnavais e que deu destaque ao Frevo, nossa manifestação cultural mais conhecida. 
Houve a participação especial do Bloco da Saudade, cantando os seus sucessos e mostrando que o carnaval dos blocos líricos está cada dia mais presente na cabeça das pessoas. Um competente balé mostrou os vários ritmos pernambucanos, dentre eles o maracatu, ciranda e caboclinho. Muito bonito visualizar as músicas com uma dança bem organizada e dentro do contexto.
Houve também homenagem ao mestre Luiz Gonzaga, uma vez que Alcymar Monteiro é um excelente cantor de forró, sendo mais conhecido por esta característica. Eram muitas câmeras, luzes e mesas de controle, mas o que fez mesmo sucesso foram as câmeras aéreas que faziam imagens do público e do palco, em tomadas diferenciadas e que valorizavam a grandiosidade do evento.
O DVD deverá sair somente no ano que vem e certamente trará um show primoroso e bem ao gosto dos pernambucanos e amantes da arte regional e que a cada dia vai se tornando mais global.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...