quinta-feira, 14 de abril de 2011

Inclusão Ineficiente

A inclusão de PNE’s – Pessoas com Necessidades Especiais – nas empresas é feita de certa forma impositiva pelo Governo Federal, que obriga todas as empresas a ter nos seus quadros de pessoal uma cota mínima de acordo com a quantidade total de empregados registrados. Não vejo de forma sadia a imposição, mas acho válida a inclusão de todos, já que a sociedade deve ser aberta para todos os indivíduos, sendo este um direito fundamental previsto na Constituição Federal.
O que é incorreto é um fiscal do Ministério do Trabalho achar que é fácil encontrar pessoas no mercado capacitadas para desempenhar as funções disponíveis nas empresas ou pedir para que as empresas aumentem o seu efetivo para poder comportar as pessoas que farão parte da cota.
Um trabalho como esse para ter um sucesso maior, deveria partir do Governo, seja ele Estadual ou Federal, para poder capacitar as pessoas disponíveis e com isso mostrar para eles como serão os seus desafios dentro de uma organização que lhes cobrará as mesmas atitudes de uma pessoa normal, claro, limitando-se às possíveis restrições físicas que possa ter.
Muitos dos portadores de deficiência são altamente eficazes, comprometidos e motivados, mas alguns deles carrega consigo uma série de traumas e não consegue desempenhar bem as atividades mais simples que possam a eles ser destinadas. É um paradigma que infelizmente existe, mas que precisamos conviver com eles e buscar as melhorias como profissionais de RH comprometidos com a mudança das pessoas.
Ninguém entra numa empresa pronto, mas alguns são verdes demais por não terem tido na vida toda nenhum contato com os mais elementares tipos de atividades por se acharem incapazes para tudo. O Governo se preocupa em colocar as pessoas no mercado de trabalho, mas não sabe tudo que está por trás disso e como é difícil a adaptação de muitas pessoas num cenário que ainda não está totalmente preparado para recebê-los de forma mais adequada e que cause muita eficiência e possa trazer ótimos benefícios para todos.
Alguns se sentem constrangidos com algumas situações que ocorrem e pelas dificuldades que passam para fazer atividades simples, como ir ao banheiro, se alimentar, circular nas dependências da empresa, ir ao trabalho, voltar para casa...
São lutas diárias que terão que enfrentar também.
Já tive casos de pessoas que foram contratadas e choravam nos primeiros dias por não se acharem capazes e por terem medo de enfrentar a nova realidade. É uma realidade bem visível em todas as empresas e o mercado clama por estas pessoas, mesmo sabendo que a rotatividade é alta devido aos grandes problemas enfrentados na rotina de trabalho e relacionamento interpessoal.
Incluir é tornar algo totalmente integrado ao que já existe, mas isso não é o que percebo hoje e noto que a inclusão deixa arestas, insatisfações e compromete os ânimos das empresas e das pessoas que serão contratadas.
Vamos analisando os fatos e vendo como esta realidade estará daqui a alguns anos. Espero que todos estejam felizes e possamos realmente ter ótimos números para comemorar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...