sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ensaboa...

É muito comum na zona rural as pessoas utilizarem os rios para lavar roupa. Apesar de não ser uma prática muito saudável para o meio ambiente, é bonito de se ver as lavadeiras deixando as roupas ao sol e as esfregando contra as pedras para retirar a sujeira. É uma forma prática de deixar tudo limpinho.
Outra beleza disso tudo são os varais... O colorido deles é algo impressionante e o vento permite que as roupas façam piruetas jogando pingos de água naqueles que passam por perto. São roupas de crianças, de adultos, de todos os tipos.
O que encontrei ao longo do rio foram muitas peças de roupa e acredito que foram trazidas pelas chuvas de junho que causaram uma grande enchente na região que passei, deixando os rios com um nível elevado e impossibilitando a passagem de muitas pessoas.
O branco das roupas não é o que mais atrai, já que as águas dos rios trazem muito barro dos locais por onde passam e isso compromete um pouco a sua cor, as deixando com um aspecto um pouco turvo, mas cristalino nas quedas d'água.
Outro aspecto interessante desta jornada toda chamada "lavagem de roupa" é que as crianças aproveitam o momento para tomar aquele banho demorado nas águas dos rios e podemos perceber mulheres cantando, batendo a roupa e as crianças adorando tudo aquilo e tomando banho como se fosse uma grande diversão aquática.
Muito interessante a simplicidade dessas coisas e como podemos perceber o modo que cada um tem para lidar com as situações que vive. Se na cidade temos máquinas de lavar automáticas, que fazem tudo, no campo ainda lavamos a roupa suja como os nossos antepassados e tornamos os varais um grande espaço para as cores e beleza.
Um sabão bem colocado e um esfregão bem dado pode salvar as roupas da sujeira e garanto que o nosso espírito também, já que a lavagem de roupa suja é acima de tudo um momento de colocar para fora nossas aflições e descarregar naquele ato toda a tensão que temos guardada.
Se a sua lavagem de roupa suja é algo mais pessoal, liberte-se dela e seja capaz de centrifugar os resíduos para não ficar sempre com a sensação de ter feito um trabalho pela metade e com isso sair pingando água pela casa toda como se a roupa já lavada derramesse lágrimas fora do contexto e sem explicação.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...