sábado, 21 de julho de 2012

Avareza

Ser avarento é só pensar em dinheiro e bens materiais como se isso fosse a solução para tudo. Quando somos desta forma, ficamos sem perceber que os melhores momentos da vida são feitos com gratuidade e que não precisamos de um centavo sequer para usufruí-los.
O acúmulo de bens e dinheiro é normal na vida de todas as pessoas que trabalham e querem ter um pouco mais de conforto diante de tantos desafios que executam, mas quando começam a fazer disso o seu único meio de vida, terminam criando um espaço propício para que a Avareza se torne mais forte e seja realmente devastadora na vida de cada um de nós. O pior avarento é o que se transforma no próprio dinheiro e faz disso sua forma de interagir com as pessoas, pois só contam vantagem, só possuem amigos com posses e só querem gastar bem além da conta.
O olhar dessas pessoas são cifrões enormes...
A vida é bem melhor vivida sem apertos financeiros, mas não necessariamente o dinehiro precisa ser o nosso combustível para tudo. As amizades, a cooperação, a simplicidade e a criatividade podem ser aliadas para nos proporcionar momentos melhores e sem muitas agonias, mas nem todos enxergam isso dessa forma e acreditam que o dinehiro resolverá sempre tudo e que somente ele trará a felicidade.
Os melhores momentos da minha vida eu tive quando passei por dificuldades financeiras, pois foi quando avaliei as reais necessidades de cada um de nós e pude com isso perceber que podemos, sim, ter felicidade em qualquer situação, bastando, portanto, que façamos uma avaliação do que realmente nos satisfaz ou o que é avareza e excesso desmedido.
Sem enxergar a avareza que cada um de nós naturalmente possui, ficaremos cada dia mais impotentes e sem condições de sair do círculo vicioso da ganância e da valorização excessiva do dinheiro e dos bens materiais. Precisamos ter de tudo um pouco, mas o excesso nos faz querer sempre mais, até quando nem necessitamos de tanto para viver. A sabedoria do homem pode ser medida através da sua simplicidade e também como ele irradia este fator para o mundo e para todos aqueles que o cercam.
Nada pode ser mais importante que a nossa essência e se souberbos dominar a avareza, tudo ficará bem melhor.
Enxergar as reais necessidades e as prioridades que cada um de nós deve ter é o princípio básico que permite afastar para bem longe a avareza e todos os males que ela pode nos trazer.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...