segunda-feira, 16 de maio de 2011

Futebol na Veia

Ontem era notável a dedicação dos pernambucanos para o futebol, pois o Sport e Santa Cruz jogaram para decidir a final do campeonato pernambucano de 2011. Desde cedo as ruas estavam vazias, lojas com pouco movimento e poucos carros transitavam pelos bairros do Recife, exceto no Arruda, onde a aglomeração de pessoas era bem considerável para assistir o jogo no estádio do José do Rêgo Maciel.
Um amigo de um vizinho chegou todo pronto às 10:00h e acordando os que ainda insistiam em dormir num dia de domingo nublado e um pouco frio. Saí à tarde para dar uma volta no Recife Antigo e as ruas não tinham o mundão de pessoas que geralmente encontramos e havia vagas de sobra nos estacionamentos que geralmente são disputados à tapa pelos motoristas.
O Santa Cruz terminou ganhando, mesmo com o gol do Sport. Havia saldo de gols e por isso a disputa ficou mais complicada. Quando voltei para casa, o trânsito estava ruim e as ruas já demonstravam que as pessoas estavam voltando para casa e entre insultos e buzinadas, o fluxo seguia, bem lento e com alguns pequenos incidentes.
O que é interessante salientar é a paixão que as pessoas tem pelo futebol e isso não é um sentimento pequeno e desprezível. Elas não medem esforços para torcer pelo seu time e em alguns momentos até exageram e fazem disso um pretexto para caírem na bebedeira e perder de vez os limites e respeito, já que ninguém aceita ser perdedor e o ganhador não consegue conter a sua alegria e soberba diante do adversário.
Ainda bem que não choveu. Foi um dia pesado, mas não chuvoso. Quem sabe se a chuva tivesse caído não teria esfriado a cabeça dos milhares de torcedores, mais de 60 mil, que lotaram o estádio no dia de ontem para gritar pelo seu time e com isso comemorar um título há muito esperado.
Hoje o que vi nas ruas foi um número considerável de torcedores vestindo a camisa do seu time, além dos carros que estavam bem enfeitados. Estavam mais calmos, mas não menos ansiosos de demonstrar a sua fúria de vitória.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...