sábado, 3 de maio de 2014

Litoral Norte

O litoral do Rio Grande do Norte é bem diferenciado e nos apresenta lugares lindos, mas sempre com muitas dunas pelo caminho, o que proporciona aos visitantes os famosos passeios de buggy, com emoção e sempre em alta velocidade. É bom se proteger do sol e das pequenas partículas de areia que insistem em nos perseguir, já que as manobras radicais que são realizadas sempre deixam um rastro no nosso corpo.
O nosso passeio teve início na Via Costeira e seguiu até a Praia de Redinha, seguindo para o município de Extremoz, onde fica a Praia de Genipabu, local que agora está restrito e com áreas preservadas para evitar que as dunas sofram com a ação do turismo desenfreado e que não respeita a natureza. Das outras vezes que visitei o local, tínhamos mais opções de espaços para trafegar com o buggy, mas nada que tire a importância da diversão que também nos leva a ter a impressão de estarmos num deserto, quando são realizados os passeios com os dromedários que encantam os turistas, mas que possuem alto preço pelo pequeno circuito, que dura em média 15 minutos.
Passamos pela Lagoa de Pitangui, que é reservada para um lanche rápido e para que o calor possa ser amenizado por um banho relaxante e de água doce. É possível encontrarmos o artesanato local nas barracas que ficam no caminho e perceber que nem só de dunas vivem as pessoas. Há também aqueles que vendem a criatividade, realizando sessões de fotos com objetos pitorescos e que bem posicionados geram cenas engraçadas. Encontrei também as esculturas feitas no coco e que são preenchidas com muita cachaça para que os visitantes se deleitem e possam aproveitar esta iguaria nordestina. Na Praia de Jacumã, no município de Ceará Mirim, tivemos uma bela visão do espaço e dessa forma aproveitar a beleza que a natureza nos proporciona grandiosamente e sem limites.
Passamos também pela Barra do Rio, cuja travessia é feita de jangada e nos leva até a Praia de Muriú, que foi a nossa última parada para um almoço e descanso breve.
O que me deixou intrigado é que até nas Dunas encontramos um congestionamento de veículos e em alguns espaços era comum a disputa dos buggys pelos estacionamentos disponíveis nos locais. A sensação térmica durante o passeio é muito alta e se não estivermos bem hidratados e protegidos dos efeitos do sol, é bem fácil que tenhamos uma insolação que pode nos causar alguns efeitos ruins. É melhor usar um bom protetor solar e buscar abrigo sempre que possível, pois as praias do Rio Grande do Norte possuem poucas opções de sombra e isso nos causa danos bem maiores do que imaginamos, deixando a nossa viagem com um aspecto desolador e pouco confortável.
É sempre bom também buscar uma empresa de buggy séria e com bons antecedentes, já que a prática do esporte exige cuidado e preparo dos motoristas que se arriscam em manobras que nos tiram o fôlego e fazem com que em alguns momentos tenhamos a impressão de que o veículo irá capotar. Não quero nem imaginar isso, pois as consequências poderiam ser as piores.

Praia de Genipabu

Travessia de Jangada

Praia de Jacumã

Congestionamento de Buggys

Arte no Coco

Artesanato em Madeira

Peixada

Velocidade

Dromedários em Genipabu

Aventura

Sombra

Refrescante

Reflexo

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...