quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Doença Congênita

"Se a gente falasse menos, talvez compreendesse mais..."

Quando escutei pela primeira vez a música "Congênito", do Luiz Melodia, foi na voz a cantora Jussara Silveira e desde então passei a admirar a música que fala da atenção que todos nós devemos ter ao ouvir, prestando atenção aos detalhes e deixando de lado o falatório que não leva a nada.
Como seria bom se isso acontecesse sempre...
O que geralmente encontramos são pessoas falando besteiras o tempo todo e os nossos ouvidos tendo que suportar tais ruídos, deixando a nossa cabeça enjoada e sem paciência para escutar tudo aquilo, que na verdade não representa nada. Palavras descompassadas e ditas somente para inflamar não valem a pena, pois temos que nos acostumar a falar o que é verdadeiro, frutífero e que alimenta muitas ações. Não podemos ficar com esta doença congênita de ficar falando, falando e não chegar a lugar nenhum.
As palavras fazem um grande efeito nas nossas vidas, ainda mais se forem usadas na hora certa e na medida adequada. É bem melhor ter uma conversa de três palavras com muito entendimento, ao invés de ter milhões de explicações para as safadezas do cotidiano que muitos cometem e pensam que podem ajustar com um turbilhão de explicações que só complicam mais a vida dos outros e faz com que a paciência de todos fique minada e sem possibilidade de melhoria.
Compreender é o que muitos não fazem e isso termina sendo fruto da falta de preparo para escutar mais e melhor, fazendo com que a assimilação de ideias e de situações seja menor e possibilite menos problemas para as pessoas que terminam sendo envolvidas nas palavras mal ditas e pouco escutadas.
Se todos estivessem mais atentos aos sons da verdade, teriam mais chances de realizar acertos e de cometer menos erros que afetassem a imagem de todas as pessoas que vivem no mundo e que interagem conosco diariamente. 
Ficar calado em algumas situações não significa que estamos inertes aos acontecimentos...
Muitos pensam assim e terminam metendo os pés pelas mãos e cometendo muitas injustiças e realizando ações desencontradas só pela ânsia de falar, quando na verdade deveriam ficar mudas para não soltarem no ar um monte de asneiras que não valem nada e terminam só causando estragos, muitas vezes irreversíveis.
Falar é essencial ao homem, mas se ele continuar fazendo isso sem pensar e sem compreender, criará para si uma derrota tão grande que será cada vez mais difícil conter a sua desgraça.

"O tudo que se tem não representa tudo. O puro conteúdo e consideração."

Citações: Música "Congênito", Luiz Melodia

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...