segunda-feira, 9 de setembro de 2013

U Litro

Escrever como se fala é costume de muitas pessoas e em alguns momentos terminamos encontrando algumas construções de palavras que nos causam certo espanto, pois o erro de palavras simples do nosso vocabulário nos colocam a pensar sobre o conhecimento que muita gente tem sobre a própria língua e como isso reflete negativamente em muitos aspectos, pois nem sempre estes erros ficam restritos ao falar restrito e entre amigos e terminam virando exposição de uma forma ruim de maltratar a nossa linguagem.
Escrever bem não tem segredo e basta que tenhamos um pouco de atenção ao que fazemos para termos a certeza de que estamos construindo corretamente as palavras e também as expressões que constituem as nossas frases e textos. Ficar atento aos pequenos detalhes já nos colocam numa posição melhor e nos permitem deixar de passar vergonha em algumas situações.
Engana-se quem pensa que os erros grosseiros são cometidos somente por pessoas que tiveram pouco acesso à educação e saibam que todos passam por isso, já que escrever bem depende mais da nossa atenção e dedicação do que dos inúmeros estudos que realizamos.
Poderemos, sim, aprimorar nosso texto com os estudos, colocando uma palavra difícil aqui e outra ali, mas se não tivermos o mínimo de concatenação nas palavras, este ficará vago e sem sentido.
Podemos escrever textos com palavras simples e chegar ao objetivo que desejamos sem que tenhamos que fazer muitas agonias silábicas ou conjugar verbos em tempos remotos, como geralmente muitos fazem. O que precisamos é ter cuidado com a escrita, pois uma acentuação mal colocada faz com que um texto perca totalmente o sentido e seja mal entendido pelas demais pessoas.
A comunicação eficaz reside na simplicidade, mas não no equívoco. Se erramos, comunicamos mal e trazemos à tona uma chuva de informações que poderão ser seguidas como leis inabaláveis por pessoas que tenham um conhecimento inferior ao nosso e para que isso se torne uma doença é um passo, pois se um escreve errado e o outro segue a moda, em breve todos estarão padronizados e desfilando os mais absurdos textos e palavras, chegando ao ponto de nem entendermos ao certo o que realmente é correto ou errado.
A percepção vai se perdendo e ficamos cada dia mais inseguros com o que escrevemos. Se uma atitude nossa não for feita urgentemente, ficaremos sem chances de mudar e de escrever corretamente a língua portuguesa. Se ela já é complicada correta, imagine errada...

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...