quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Redescobrir

Maria Rita optou por cantar outros sons até se render ao repertório da sua mãe, Elis Regina, o que achei muito válido, pois mostrou que é excelente cantora não por ser filha de Elis, mas por ser Maria Rita, simplesmente.
O CD duplo Redescobrir mostra a identidade das duas artistas e nos faz, em alguns momentos, confundir quem está realmente cantando, pois a similaridade vocal é impressionante e faz com que todos os fãs saudosos de Elis, como eu, fiquem satisfeitos com a seleção musical escolhida, que fez uma mistura da essência musical da cantora que nos deixou tão precocemente.
Quando era criança, escutava Elis como as pessoas hoje escutam outras "coisas" que aprendemos a chamar de cantoras e cantores. Era um tempo de glória no cenário musical e nada que era lançado era de má qualidade e a verdade disso é tanta que até hoje estas músicas são sucesso e amplamente lembradas, não sendo comparadas às outras que hoje conhecemos, que aparecem e desaparecem como uma poeira fina e sem efeito algum.
O jeitinho de cantar, de fechar os olhos e de entonar a voz são iguais nas duas artistas e mãe e filha mostram para todos nós o quanto a linhagem influencia nos talentos que conhecemos, pois dificilmente alguém foge do legado deixado pelos seus pais e como na música "Como Nossos Pais", podemos ter a certeza de que Maria Rita soube trilhar bem os passos da sua genitora e hoje ser uma dama da nossa canção e com isso representar muito bem o cenário musical brasileiro que mesmo com seus altos e baixos tem grandes expoentes e faz bonito com toda a sua criatividade e fluência vocal.
Ao todo são 28 músicas gravadas ao vivo, num projeto que envolve CD e DVD. Realmente um show desses não poderia ter ficado sem um registro definitivo para os momentos mais íntimos do nosso lar. O show veio ao Recife duas vezes, uma gratuita e outra paga, e em ambos os casos o público lotou os espaços e prestigiou a artista que emocionou a todos com as músicas cantadas e que nos faziam lembrar os bons tempos da nossa música, onde a letra era inteligente e o ritmo adequado aos nossos ouvidos, que com o passar dos anos deixaram de ser exigentes e se acostumaram a ter outras variedades não tão consistentes, mas, em alguns momentos, criativas e ritmadas.
Perfeito registro e o nome do álbum cabe bem ao momento e mostra uma nova descoberta. 
A descoberta que todos nós já sabíamos lá no fundo do coração: Elis é Maria Rita e Maria Rita é Elis.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...