quinta-feira, 16 de julho de 2009

Festa de Nossa Senhora do Carmo

Hoje fui na Igreja de Nossa Senhora do Carmo para ver de perto a festa da nossa padroeira e me deparei com uma confusão danada na entrada da igreja. Eram as inúmeras barracas de santinhos, camelôs e os mendigos que deixavam o pátio um pouco conturbado e difícil para que os fiés pudessem visitar a sua Santa de devoção.
Muitas pessoas abusam do comércio e da forma como pedem auxílio nestes momentos, fica claro que se aproveitam da situação, deixando com isso dúvidas se há verdade nas suas palavras ou se existe de fato mentira e falsidade.
A casa de Deus é para todos, mas o que vi foram pessoas usando de forma inadequada esta determinação divina e tão verdadeira.
A disputa pela esmola e pela forma de sensibilizar as pessoas impressiona e você vê nitidamente na cara das pessoas a mentira e a falta de fé. Usam o momento para conseguirem algo mais daqueles que estão ali com o intuito de louvar a Santa.
Falando da Igreja e da Festa, o palco para a missa estava montado e cheio de flores amarelas e brancas, que são as cores da padroeira. Algumas pessoas já estavam devidamente acomodadas esperando o início da celebração.
Os jornalistas já se preparavam para registrar a festa que terá transmissão pela TV e fará parte de todos os jornais da cidade.
Comprei uma imagem de Nossa Senhora do Carmo para meu altar e posso dizer que ela variou mais de 100% de preço. Logo quando cheguei me pediram 5 reais. Andei mais um pouco e comprei a mesma imagem por 2 reais.
A exploração existe em todos os cantos e não há remédio para ela, até que as pessoas tenham realmente a consciência da melhor forma de viver no mundo. Em harmonia devem viver, mas o que encontramos é algo bem diferente.

Parque Dona Lindu

Aqui em Boa Viagem está em obras um novo parque, o Dona Lindu. Tem projeto de Oscar Niemeyer e será mais uma opção de divertimento para as pessoas da cidade do Recife.
Inicialmente o projeto foi vetado pelos moradores, pois tinha muito concreto e pouco verde. Continua assim e parece que os protestos surtiram pouco efeito. Há uma área de lazer destinada para as crianças, quadra de esportes, mas o que mais chama a atenção são os dois teatros que estão sendo construídos no local.
Um deles é menor, outro bem maior. Serão palco de grandes atrações que possam vir para a cidade e trará vida a uma área da Praia da Boa Viagem que até então estava esquecida e limitada ao escuro e a um grande terreno abandonado.
Independente do projeto, acho a obra muito boa para o bairro e o mar será o aliado maior para que o parque fique ainda mais bonito. A obra foi entregue ao público recifense pela metade e os teatros ainda não estão terminados. O prefeito anterior inaugurou somente para ter o título da obra e o atual, pelo jeito, não está com tanta pressa para finalizar a obra, que passa meses no mesmo estágio.
Espero que em breve possamos desfrutar do parque com toda a sua integridade, deixando de lado os restos de construção e áreas inacabadas.


Buzão

Hoje quero falar da loucura que muitas vezes é andar de ônibus coletivo numa grande cidade, como o Recife.
Aqui temos o sistema SEI (Sistema Integrado de Transportes ), mas que muitas vezes é apelidado de "SEI que vou sofrer". O apelido cai muito bem em alguns momentos, pois os terminais de integração parecem mais ginásios de luta livre onde cada um disputa um lugar no ônibus de forma muito agressiva e muitas vezes gerando confusão.
Todos os terminais possuem acessos para que as filas sejam organizadas conforme as paradas dos ônibus, mas é tão triste ver a imensa falta de civilidade das pessoas que forma a fila até a chegada do ônibus, pois quando ele chega ao terminal a fila vira uma grande agromerado, onde todos disputam um lugar dentro do coletivo.
Há discussão, empurrões e todos os limites são deixados para trás, inclusive o de respeitar a mãe do motorista que é chamada de adjetivos nada convencionais.
Outro dia teve até tapa dentro do ônibus porque o motorista não parou onde o usuário havia pedido. É uma loucura.
Me deparo com isso duas vezes por dia: quando vou para o trabalho e quando retorno à noite. Sinto que o problema é causado pela insuficiência de ônibus coletivos que possam dar conta da população do Recife que a cada dia cresce. As empresas de ônibus atendem várias cidades da região metropolitana e isso também é um agravante, já que existe uma migração diária de pessoas que moram em cidades vizinhas da capital para virem trabalhar ou resolver assuntos diversos.
Ontem resolvi tirar esta foto do ônibus porque ele estava num dia atípico. A calmaria que estava no seu interior era totalmente diferente dos dias normais.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...