quinta-feira, 16 de julho de 2009

Buzão

Hoje quero falar da loucura que muitas vezes é andar de ônibus coletivo numa grande cidade, como o Recife.
Aqui temos o sistema SEI (Sistema Integrado de Transportes ), mas que muitas vezes é apelidado de "SEI que vou sofrer". O apelido cai muito bem em alguns momentos, pois os terminais de integração parecem mais ginásios de luta livre onde cada um disputa um lugar no ônibus de forma muito agressiva e muitas vezes gerando confusão.
Todos os terminais possuem acessos para que as filas sejam organizadas conforme as paradas dos ônibus, mas é tão triste ver a imensa falta de civilidade das pessoas que forma a fila até a chegada do ônibus, pois quando ele chega ao terminal a fila vira uma grande agromerado, onde todos disputam um lugar dentro do coletivo.
Há discussão, empurrões e todos os limites são deixados para trás, inclusive o de respeitar a mãe do motorista que é chamada de adjetivos nada convencionais.
Outro dia teve até tapa dentro do ônibus porque o motorista não parou onde o usuário havia pedido. É uma loucura.
Me deparo com isso duas vezes por dia: quando vou para o trabalho e quando retorno à noite. Sinto que o problema é causado pela insuficiência de ônibus coletivos que possam dar conta da população do Recife que a cada dia cresce. As empresas de ônibus atendem várias cidades da região metropolitana e isso também é um agravante, já que existe uma migração diária de pessoas que moram em cidades vizinhas da capital para virem trabalhar ou resolver assuntos diversos.
Ontem resolvi tirar esta foto do ônibus porque ele estava num dia atípico. A calmaria que estava no seu interior era totalmente diferente dos dias normais.

Um comentário:

  1. Assuma logo, Lorde Siberiano... Vc gosta mesmo é da muvuca. Quando usamos os coletivos conseguimos obsevar o mundo como se estivéssemos num grande aquário japonês. Toda uma fauna de homens-carangueijos, piranhas, baiacús, moréias, sereias, golfinhos/botos, etc. Escutamos as prosopopéias mais interessantes, bem como sentimos todos os odores do nosso ecossisteminha... Andar no coletivo é viver uma experiência multisensorial para qualquer desprovido de poética no olha, quanto mais ao aedo visual que escreve imagens nesse blog?

    ResponderExcluir

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...