sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A Morte do Mestre Selarón

Quando visitei o Rio de Janeiro, a minha primeira parada para visitação foi a Escadaria Selaron, que sempre tinha visto por fotos, pois queria presenciar a grande obra que coloria as escadarias do Convento de Santa Tereza com cerâmicas variadas e na maioria em tons vermelhos. A impressão que tive foi bem significativa, pois o artista Jorge Selarón fez com que uma calçada simples se tornasse uma obra de arte de grande beleza e efeito visual arrebatador.
Na semana passada o artista foi encontrado morto na mesma escadaria que criou e as circunstâncias do óbito ainda não foram conclusivas para saber se houve homicídio ou suicídio. Se ele realmente se matou, como aponta a maioria das investigações, cometeu um ato de grande desespero, pois já vi muita gente tirar a própria vida de formas mais rápidas, mas nunca com o fogo, ainda mais com pouco fogo. A dor deve ter sido insuportável e o sofrimento também, caso ele tenha ficado acordado para assistir a sua morte.
Algumas vezes as pessoas cometem atos insanos e terminam comprometendo vários desígnios que ainda iriam ter e colocam um fim a legados que ainda teriam muito para concretizar e mostrar ao mundo. A raiva, a depressão e o impulso, terminam fazendo com que as pessoas sejam insanas e cometam várias ações sem sentido e que geram muitas interrogações nas nossas cabeças, pois nem sempre encontramos a resposta para a maioria das atitudes que as pessoas praticam.
A vida de todos nós tem seus altos e baixos e a alegria e a angústia caminham sempre juntas, pois sempre uma delas dará origem à outra e juntas poderão se unir para amenizar qualquer situação e deixar as pessoas mais calmas e cheias de vivacidade para enfrentar todas as turbulências que a vida impor.
Não pensem que todos aqueles que demonstram alegria são realmente assim. Muitas vezes é uma forma que utilizam para mascarar as suas deficiências e terminam compensando com os excessos de bebidas, de festinhas, de viagens, de compras... Enfim, terminam buscando em algo a compensação do que não encontraram dentro de si. 
As cores que enfeitam a nossa vida podem ser escuras ou coloridas com a Escadaria Selaron e o nosso espírito pode estar queimando de vida ou virando pó com a mesma chama. O apego ao que é correto, a realização de boas atividades e o relacionamento com boas pessoas ajuda muito no desenvolvimento de todos nós e faz com que a nossa alegria não tenha fim e possa ser realmente satisfatória em todos os momentos da nossa vida.
Vamos subir cada degrau, olhar para trás sempre que algo precise ser avaliado e seguir em frente, pois somente assim ficaremos mais fortalecidos para tudo que iremos vivenciar e que precisa da nossa força para ter mais sentido e continuidade.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...