domingo, 29 de maio de 2011

Trilha - Vale do Catimbau

Neste final de semana pude conhecer um local incrível e que até então só tinha escutado falar pelo nome, que foi o Vale do Catimbau, no município de Buíque, Pernambuco. A cidade pequena abriga um grandioso sítio histórico, onde montanhas, formações rochosas, pedras coloridas, pinturas rupestres e uma infinidade de espécies na vegetação rica do sertão.
Chegamos à cidade de Buíque às 11:00, num sábado de muito sol e poucas nuvens. A trilha que fizemos no primeiro dia foi leve e contemplativa e nos mostrou o famoso Morro do Cachorro, o Vale do Catimbau e muitas formações rochosas numa vegetação diferenciada e muito bonita de se ver, pois do alto de um grande morro tivemos a oportunidade de assistir o entardecer, terminando nossa caminhada já no escuro e sendo auxiliados pelas lanternas que serviam de olhos noturnos num local onde somente as estrelas eram as luzes mais fortes.
O ponto alto deste dia foi a visitação dos paredões de pedras coloridas, onde a majestade do local nos deixava pequenos e insignificantes diante de tanta beleza. Ótimo local para registrar imagens inesquecíveis e cheias de tons diferenciados.
A fotografia do local é linda e não há uma paisagem que fique imune as lentes dos vários fotógrafos amadores que visitam o local e fica até complicado escolher uma paisagem para eternizar, pois todas são dignas de serem lembradas tanto nos arquivos digitais como nos arquivos de memória, que são mais duradouros e alegram o espírito de qualquer um.
No domingo, a trilha começou na Pedra do Cavalo Marinho, passando pela Pedra do Coração e depois por algumas pinturas rupestres que encontramos. O vale que tivemos a oportunidade de ver neste dia foi mais espetacular e isso era notado pelos paredões de pedra que emolduravam a paisagem e faziam do visual algo tão bonito que era difícil conter a emoção de estar tão integrado à uma paisagem que nos arrebata pela beleza e grandiosidade.
A surpresa que tive foi quando fui fotografar um esqueleto de um animal e quando olhei pertinho de mim, vi uma cobra num arbusto. A minha sorte é que ela estava meio sonolenta e acho que tinha feito uma refeição há pouco tempo. Pensei que estivesse morta, mas quando tocamos nela com uma madeira, ela se moveu.
Pense num susto...
Um aspecto muito positivo na cidade é a estrutura das poucas pousadas que lá existem, pois possuem um conforto simples, mas aconchegante e que satisfaz plenamente todos os visitantes e aventureiros. A associação dos guias turísticos do Vale do Catimbau tem uma sede própria e oferece produtos diversificados para os visitantes, sendo apoiados pelo SEBRAE, que lhes deu toda a iniciação necessária para poderem mostrar seu artesanato e riquezas da região.
O que não percebi foi o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, pois mesmo esta sendo uma das sete maravilhas do Estado, não há preocupação por parte do Governo para que ela se torne realmente visitada e tenha estrutura mais confortável para os turistas que sempre estão passeando pela região e aquecendo a economia local.
Não vi lojas de artesanato que tivessem artigos diferenciados e que explorassem a região, fazendo com que o visitante pudesse voltar para casa com uma lembrancinha do local. Existem pequenos artesãos que ainda não possuem ou não querem ter este diferencial dentro de si. As pessoas ainda nãos e deram conta de como a região que moram é importante, sendo esta vista pelo aspecto histórico, turístico e ambiental.
A Vila do Catimbau precisa ser apoiada para que as pessoas possam ter o discernimento que residem num santuário ecológico e, assim, deixarem de realizar intervenções ou jogar lixo em locais inapropriados, causando com isso um aspecto poluído em algumas passagens. Os moradores precisam se identificar com tudo isso e dessa forma ajudar ao turismo a engrandecer a região e mostrar para o Brasil que Pernambuco é belo e tem ótimos locais para visitação.
Pretendo voltar para fazer outras trilhas no local e conhecer ainda mais a região que num primeiro momento me deixou encantado. 

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...