segunda-feira, 15 de novembro de 2010

110 Anos de Educação

Hoje o Colégio XV de Novembro, de Garanhuns, completa 110 anos de fundação e isto é motivo de muito orgulho para a cidade, pois a instituição conta com uma área enorme para a prática do ensino e lazer, que vai desde o infantil até o ensino médio.
Lembro dos anos que passei naquele colégio e como eram importantes os ensinamentos que ali recebi dos professores que construiram muito a minha personalidade e com isso puderam me fazer saudoso. Somente citando alguns nomes dos excelentes professores, gostaria de ressaltar:
A organização da professora de português, literatura e artes, Eva;
A aleria da professora de química, Mabele;
A pureza da professora de química orgânica e laboratório, Rosa;
A sabedoria do professor de Ciências, Souza;
A elegância da professora de Português e Moral e Cívica, Almerinda;
A receptividadde da professora de Sociologia, Esther;
A irreverência do professor de Matemática, Onildo.
Passaria horas citando nomes e sei que todos contribuíram para o ensino das pessoas de Garanhuns e também para o meu, que por ali estive e pude aproveitar cada momento das aulas e da educação rígida que a escola oferecia.
Nada de ir para as aulas sem a fada completa. Caderneta de identificação era obrigatória diariamente para marcar a presença do aluno e as notas precisavam ser vistadas pelos pais, obrigatoriamente.
Outro dia achei meu histórico escolar e vi a bela letra da secretária da época, Lucy, que preenchia com paciência e dedicação todos os formulários sem errar uma vírgula. É uma perfeição o documento. Hoje em dia o colégio mudou e tecnologias foram implementadas para que ele não ficasse parado no tempo, mas uma coisa não mudou e acredito que jamais mudará, que é o seu jeito imponente de ocupar o endereço na Praça Souto Filho, local de muitas lembranças e felicidades.
Fiquei feliz com o desfile do colégio, mas vi poucos amigos e amigas da época. Notei que o colégio está menos exigente e que o fadamento está moderno e menos rígido. Eu gostava daquelas regras imutáveis, daqueles horários fechados, daqueles professores exigentes...
Foi tudo isso que me fez ver o mundo com outros olhos e me fez perceber que nem tudo na vida é fácil e que todos nós precisamos de um pouco de rigidez para podermos saber que a vida não está para brincadeira.
Saudades...
Quinze de Novembro, de ti sempre me relembro...
Feliz Aniversário, afinal, são 110 anos de muita educação e história par contar.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...