sábado, 6 de abril de 2019

Usina de Arte

Fui conhecer o projeto Usina de Arte, que está, aos poucos, transformando a antiga e falida Usina Santa Terezinha, localizada no município de Água Preta, num celeiro de arte, com manifestações artísticas espalhadas por uma grande área que guarda consigo a história do que antes foi uma das usinas de cana-de-açúcar mais prósperas do Brasil.
O espaço está dividido em duas áreas e uma delas mostra as antigas instalações da Usina Santa Terezinha, que hoje estão sem uso e servem apenas para que alguns artistas tentem recriar a arte nos maquinários antigos e fazerem com que a ferrugem seja transformada em algo mais agradável, tornando o local mais alegre e com um aspecto transformador.
A segunda parte é o Jardim Botânico que tem algumas obras espalhadas numa grande área verde, seguindo o princípio do que é feito no Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. Lá podemos encontrar algumas obras de grande porte e no Hangar algumas intervenções artísticas que foram recriadas a partir de antigos objetos e documentos da usina, nos tempos em que ela funcionava e era motivo de grande orgulho para o Estado de Pernambuco.
Na vila da Usina Santa Terezinha encontramos uma paisagem simples, calma, e notamos a preocupação de algumas pessoas em transformar o espaço num local mais visitado e turístico, onde a história da região possa ser melhor conhecida e, dessa forma, fazer parte mais ativamente do cotidiano da região, gerando renda e festividade.
Acontece anualmente no local o Festival da Usina de Arte, quando artistas locais e nacionais fazem shows e transformam a paz do local num momento de celebração, com música e arte de vários tipos, como a pintura, fotografia, dança e artesanato.
A hospedagem na região é feita nas casas das pessoas que ali residem e há algumas opções de alimentação bem ao gosto regional, com comidas saborosas e pitorescas.
Fica a dica do passeio, que é muito interessante...
Saindo de Recife, siga até Palmares e depois pegue a estrada que vai para Maceió. Em Xexéu, última cidade do Estado de Pernambuco, há uma estrada que nos leva até a Usina Santa Terezinha. É um passeio simples, porém com muita história e que nos tira do lugar comum, fazendo com que conheçamos um pouco da história da nossa região e, dessa forma, nos permitindo entender como a cana-de-açúcar foi próspera no passado, apesar de hoje ainda ter o seu grande valor na economia pernambucana.













Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...