quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Musa está chegando...

Em 04 de Junho, o Recife receberá a cantora Virgínia Rodrigues num show que será realizado no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Não lembro da artista ter vindo ao Recife em outra oportunidade e entendo que será um grande momento receber esta artista grandiosa e que tem voz suave e envolvente.
Meu primeiro contato com a música da cantora, foi no CD Âmbar, de Maria Bethânia, quando ela fez uma participação especial em uma das músicas, mas esta mostrava somente um pouco do seu talento, uma vez que ela fazia uma sonoridade e não cantava a letra.
Foi quando Caetano Veloso a lançou no cenário musical através do selo Natasha com o álbum “Sol Negro”, um belo trabalho de ritmos e arranjos primorosos. O projeto gráfico em preto e dourado é outro primor e se destaca logo quando o observamos.
Depois vieram outros trabalhos, onde ela cantou as músicas dos blocos afros de Salvador, além dos afro sambas de Baden Powell, o qual teve lançamento internacional em primeiro lugar e depois veio ao Brasil. Ela é bem mais reconhecida no exterior e lá tem público mais cativo do que aqui.
Seu último trabalho, “Recomeço”, lançado em 2008, pela Gravadora Biscoito Fino, é uma seleção de composições já conhecidas, mas que na voz dela ganharam um tom mais nostálgico e solene, tudo devido ao seu timbre de voz. Não vi muita inovação neste álbum e senti que ele passou quase despercebido pelo mercado fonográfico.
Confesso que gosto mais quando ela canta as músicas dos blocos afros, pois há um contraste da sua voz com os rituais africanos, que geralmente exigem acompanhamento e voz mais fortes. É impressionante como ficaram bonitas as interpretações e quem quiser conferir, basta escutar o CD “Nós”, que verá uma imensidão de boas interpretações e uma grande homenagem à Bahia, que é a sua casa.
Quem viu o Filme “Ó Paí Ó”, pode ter percebido sua participação, a qual interpretava a Rapper “Beyoncé”. Foi uma personagem engraçada, mas totalmente diferente do estilo da cantora, possibilitando um resultado diferenciado e que é um dos pontos altos do filme.
Espero que o show no Recife possa ser grandioso e que o público realmente receba a artista com o carinho que ela merece.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...