segunda-feira, 10 de setembro de 2012

I Bienal Internacional do Livro do Agreste

Garanhuns é a sede da I Bienal Internacional do Livro do Agreste e tive a sorte de conferir o primeiro dia do evento que está montado na Esplanada Guadalajara, permanecendo até o dia 16 de Setembro com muitas atrações, desde lançamentos de livros, CD's, passando por apresentações de teatro e recitais. O auditório Luiz Gonzaga, no Centro Cultural, recebe, também, palestras e outros eventos relativos à literatura durante todos os dias do evento.
Fui com as minhas sobrinhas ontem e cada uma trouxe vários livros para casa, pois as promoções eram bem sugestivas e favoreciam a compra e incentivo à leitura. O espaço ficou bem diversificado e certamente vai ser muito bem aproveitado durante os dias do evento, já que a localização favorece muito a visitação ao espaço e faz com que todos possam desfrutar um pouco das diversidades da leitura num espaço bem montado e cheio de ambientes bem planejados, o que inclui espaços para autógrafos, café e ala para divertimento infantil, uma vez que conter a criançada num local tão cheio de oportunidades é algo que termina sendo bem complicado.
Minhas sobrinhas adoraram e eu também. Achei a iniciativa muito interessante e certamente Garanhuns ganhou muito com o evento que tem na sua primeira edição um porte pequeno, mas muito bem organizado e adaptado aos padrões dos eventos maiores, como é o do Recife, que acontece no Centro de Convenções e que terá uma nova edição somente no ano que vem.
Para mim já valeu somente pelo fato da minha sobrinha mais velha ter conhecido o significado da palavra "Bienal", pois até então era totalmente desconhecido para ela. Falei que se referia a um evento que ocorre a cada dois anos e que Bienal significava "Dois Anos". Ela abriu os olhos de curiosidade e mostrou satisfação ao entender isso.
A leitura e conhecimento só nos aprimora e isso é muito válido quando encontramos um evento que favorece isso e nos faz ter a completa sensação de que o investimento feito na cultura surte um efeito bom para as pessoas e faz com que elas sintam o gostinho e o prazer de degustar um livro com todos os seus assuntos e situações.
Bom seria se todos pudessem comprar os livros oferecidos.
As escolas do município distribuíram vales para os professores, mas seria muito bom se fosse distribuído um vale também para os alunos, nem que fosse de R$ 5,00 para cada um, pois somente o gostinho de ir a uma feira daquelas e sair de lá com um pouco de conhecimento na mão, já teria valido o passeio.
Eu comprei vários livros de estorinhas para as minhas sobrinhas e gastei somente R$ 15,00. Eram pequenos livros, com textos curtos e muitas imagens, mas tenho certeza de que farão a festa em casa e possibilitarão muita imaginação solta nas horas de lazer. Ontem mesmo vê-las pintando alguns deles, que tinham áreas de passatempos, já foi um deleite, imagine saber que a leitura que será feita poderá despertar um pouco mais sabedoria e criatividade na cabecinha delas já tão cheia de histórias e pensamentos.
A minha sobrinha mais velha estava ontem, contando a estorinha para a outra menor, que ainda não é alfabetizada. O olhar atento desta era a certeza de que a intenção foi válida e que a compra foi realizada com êxito e as levará a conhecer um pouco mais da nossa literatura e com isso se tornarem pessoas mais cheias de conhecimento.
Sucesso à Bienal do Agreste!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...