segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

No Flash!!!

Alguns lugares turísticos possuem restrição quanto ao uso de máquinas fotográficas, especialmente se for acionado o flash, pois a luz forte danifica a pintura de alguns materiais e faz com que a cor seja perdida. Em shows a restrição é a mesma, pois o flash tira a concentração dos artistas e faz com que eles fiquem cegos por alguns momentos e isso pode ser ruim para a interpretação, sobretudo se o tema for dramático.
Mesmo assim as luzes brilham...
Quando há um engano tudo bem, mas existem pessoas desatentas demais que nem sequer sabem ajustar a máquina para que ela funcione sem o flash. Outro dia estava numa igreja em Salvador e uma turista portuguesa veio me pedir para ajustar a máquina dela para que não saísse o flash e terminei aproveitando o momento e usando um pouco a máquina, que era potente e cheia de recursos. Ela foi educada e não tinha tirado nenhuma foto até então e se sentiu à vontade comigo pois viu que eu registrava tudo que via e sem o flash. 
Em alguns momentos, o flash ajuda muito, mas na maioria das vezes a fotografia só tem vida perfeita se for registrada sem ele, mas para isso precisamos de uma boa iluminação, seja natural ou artificial. Se não for assim é apelar para ele mesmo e torcer para que o fundo da imagem não fique muito escuro, pois é isso que geralmente acontece quando a foto é registrada num ambiente pouco iluminado.
Percebi outras pessoas fotografando a mesma igreja e muitos usavam flash e a foto sempre ficava uma droga e mesmo assim ficavam insistindo em captar uma melhor, não percebendo que o problema era o uso do flash, já que o local recebia iluminação natural e dava boas condições de fotografar bem.
As restrições que temos diariamente nem sempre precisam ser cumpridas a risca, isto porque algumas delas nem ajudam nem destroem, apenas alertam para um cuidado adicional que devemos ter em dado momento. Outras restrições são importantes e necessitam de cumprimento, pois podem colocar em risco a vida de pessoas ou simplesmente a deterioração de espaços que precisam de cuidados constantes e cabe a nós, visitantes, fazer isso.
Não sou muito adepto de regras ilimitadas e que barram a criatividade das pessoas. Acredito que muitas coisas poderiam ser somente alertadas, evitando os transtornos e constrangimentos causados em alguns momentos da nossa vida. Se o flash é proibido em alguns lugares importantes, que seja. Acho válido e necessária a nossa observação para este ponto. 
O que precisa realmente mudar é o flash que ilumina a educação das pessoas, pois determinadas situações já deveriam ser tão óbvias que alertar seria chamar o outro de idiota. Flash rápido e rasteiro na cabeça das pessoas desatentas e sem noção nenhuma de preservação e cuidado ao patrimônio público!
Desliguem o relâmpago da máquina da ignorância e sejam felizes para sempre, com luz natural e cores nítidas.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...