domingo, 29 de janeiro de 2012

Mata Estrela

Neste final de semana a trilha que realizamos foi na Mata Estrela, que fica no estado do Rio Grande do Norte, próximo ao município de Baía Formosa. O local é bem preservado e tem uma considerável variedade de árvores e vegetação fechada, possibilitando uma caminhada tranquila e sem muito contato com o sol. Ao todo são mais de 15 km de caminhada onde podemos ver rios temporários, flores, frutas e muita beleza.
Lá pude conhecer a seiva do Pau Rosa que é exportado para a França para dar origem a um dos perfumes mais famosos e caros do mundo, o “Chanel No. 5”, que teve este nome porque Coco Chanel provou vários aromas e este foi o quinto, sendo, então, o escolhido e permanecendo com o apelido que hoje encanta muitas mulheres.
A variedade de frutas que encontramos é grande, mas a maioria é exótica, como o Oiti, que tem um sabor suave, mas com muita goma.
O que me chamou atenção foram as árvores gigantescas que encontramos por lá, demonstrando uma grande resistência destas espécies, pois mesmo notando que eram antigas, estavam lá, imponentes e bem verdes. Muito bonito poder encontrar uma paisagem tão deslumbrante, a qual proporcionava um ar puro e fresco a todos nós que estávamos caminhando por horas e horas naquela mata sem fim.
O chão em alguns locais era forrado de folhas secas e faziam com que o metabolismo fosse perfeito, já que serviam de adubo e proteção para conservar a terra úmida e propícia ao desenvolvimento das espécies. A natureza foi generosa naquela área e possibilitou visualizarmos ótimos exemplos da harmonia natural que só o meio ambiente preservado nos proporciona.
Após algumas horas de caminhada, chegamos a um local incrível, que é a Lagoa da Araraqura, apelidada de Lagoa da Coca-Cola, devido à coloração da sua água que tem o mesmo tom de cor da bebida tão famosa e conhecida por todos nós. O banho foi relaxante e nos deu forças para seguir o resto da caminhada que foi feita em áreas mais abertas e com vários rios temporários. Ainda bem que passamos por lá no período de seca, pois nas épocas de chuva, alguns pontos ficam quase inacessíveis e temos que passar por dentro dos rios, ficando quase submersos.
Chegamos cansados ao município de Baía Formosa. As energias serão recarregadas para o dia seguinte, pois a nossa jornada será finalizada com um passeio pelas praias de Baía Formosa, contemplando toda a sua beleza e formosura.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...