quinta-feira, 30 de junho de 2011

Programação do Festival de Inverno de Garanhuns


Falaram mal, fizeram campanha na internet contra o fim do evento (ainda não entendi a motivação dessa campanha, pois ninguém disse que o Festival iria acabar), mas o fato é que a programação saiu hoje, 30 de Junho de 2011, oficialmente divulgada pela Fundarpe, que é o órgão responsável pela grade de eventos.
O que posso dizer é que o evento será perfeito, se depender dos artistas que estarão em Garanhuns, de 14 a 23 de Julho, pois nunca vi tanta gente boa reunida numa só programação, que primou pela novidade, pois tivemos poucos artistas repetidos de eventos passados.
A programação completa pode ser baixada diretamente no site da Fundarpe ou no site do Pernambuco Nação Cultural. São mais de 20 páginas com todos os tipos de artistas, desde os mais tradicionais aos mais elaborados, passando também pelo teatro, dança, cinema, artes plásticas, literatura, exposições, música e manifestações culturais diversas.
Quando vi no rol de artistas a Cantora Bebel Gilberto fiquei assustado, pois o show dela é um cabelo de cobra e somente o Rio, São Paulo e alguma outra capital privilegiada tiveram a oportunidade de conhecê-la mais de perto, pois todo o seu trabalho tem mais visibilidade nos Estados Unidos, onde tem público bem cativo. Será, com certeza, uma grande atração para o evento e colocará o nome do Festival em destaque nacional.
A Banda Patu Fu estará presente também e mostrará o show "Música de Brinquedo", onde todas as canções do CD foram arranjadas por instrumentos musicais infantis. Algo sem limites para a criatividade, que é bem característica do brasileiro.
Marina Lima lança o seu novo cd "Climax", que nem chegou às lojas e tenho certeza que este show de Garanhuns será um dos primeiros da turnê. Ela já é nossa conhecida e já participou de outros dois festivais, com muito louvor, já que o seu público fiel lotou a praça em todas as suas vindas.
Tulipa Ruiz, uma das grandes revelações da MPB estará presente, sim. Foi confirmado o seu show e isso é motivo de grande alegria para os amantes da boa música nacional.
A negritude de Margareth Menezes nem precisa ser falada. Ela é uma entidade ambulante e seu poder de cativar o público e de cantar é algo sem limites. Quem já viu alguma apresentação dela, sabe o que estou falando.
Daúde fará o seu show acompanhada de Nelson Sargento e este era um desejo de muito tempo que tinha guardado em mim, pois acompanho o trabalho da cantora desde os primórdios e esta vinda à Garanhuns será, certamente, muito bem recebida.
Posso citar outros grandes nomes, como: Fáfá de Belém, Adilson Ramos, Otto, Frejat, Nando Reis, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Marcelo Camelo, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca, Mundo livre S/A, Nação Zumbi, Luiza Possi, Seu Jorge, Karina Buhr, Roberta Sá, Elba Ramalho, Mônica Feijó, Autoramas, Tribo de Jah, Lurdez da Luz, Spok Frevo Orquestra, Orchestra Santa Massa, Gal Costa, Mariana Aydar e muitos outros.
Denise Stoklos abrirá a programação de teatro, que terá ótimas apresentações de artistas locais e nacionais.
Gostei de tudo e o que mais me chamou a atenção foi que a programação está com a cara do Festival de Inverno de Garanhuns, que tem sempre o intuito de mostrar o que há de melhor na nossa música, seja em que gênero for.
Acesse a programação e comprove: www.nacaocultural.pe.gov.br 
ou http://www.fundarpe.pe.gov.br

PS - O único ponto negativo de tudo que falei é que não poderei estar presente em todos os dias e perderei alguns desses grandiosos shows.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...