sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Homem Sábio

Um homem por mais sábio que seja, se não tiver um certo discernimento para sair de situações complicadas, resolvendo problemas e controvérsias, ficará fadado ao fracasso e perderá as chances de respirar aliviado, sem se afogar no mar de situações que irão aparecer na sua frente.
Um sábio pode morrer afogado se não souber nadar...
Nadar não somente na água, mas no mar de conflitos que diariamente surgem e que exigem de todos nós muita dedicação para enfrentá-los. Não basta sermos capazes de compreender a dificuldade da vida, temos que interagir com ela e agir não só como consultores, mas com força operacional, movendo várias ações e fazendo com que os resultados apareçam e não fiquem só na hipótese.
Perdemos espaço se não aprendemos fazer o simples e corriqueiro ou quando damos mais valor ao status do que a humildade das pequenas atividades, já que nelas residem todos os entendimentos necessários para que as maiores sejam plenas e cheias de sucesso. Nada pior do que ficar só alimentando o cérebro de informações teóricas e não realizar uma prática de vez em quando para analisar como funcionam os nossos estudos e se realmente valem para a nossa existência, pois um peixe cheio de espinhas pode ser saboroso para mim, mesmo que me deixe com a mandíbula dolorida de tanto selecionar a carne para ser digerida, evitando me engasgar com as espinhas.
Nadar bem nesta vida é essencial para evitarmos que o nosso fôlego seja perdido e comprometa tudo que ainda temos para realizar num futuro breve ou longo, mas que é importante e jamais deve ser desprezado. Sábio não é quem tem todos os livros na mente, mas aquele que escreve sua própria vida com fartura de experiências e as transforma em combustível para ótimas realizações, onde quer que esteja.
Não adianta nada projetar um navio e não saber como um pescador utiliza sua jangada, simples, mas que enfrenta grandes tormentas no mar revolto que ele sempre encontra. Morrer afogado é uma das últimas hipóteses que se pode esperar dele, embora o conhecimento seja simples e muitas vezes mais grandioso que o dos engenheiros que aprendem cálculos complicados, mas esquecem de dar braçadas no mar e aprender que o comando da natureza é bem maior que um estudo isolado, acumulado por anos.
Aprender sistematicamente é essencial para qualquer um de nós e nadar deveria ser inerente da raça humana.
Nadar na vida, com toda a intensidade que for necessária e utilizando as modalidades disponíveis.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...