sábado, 23 de abril de 2011

Praia do Forte

A Praia do Forte foi o meu destino no dia de hoje e de quebra conheci também a praia de Guarajuba, que é calma e tem muitos arrecifes quando a maré está seca. Esta possui um público seleto e tem restaurantes bem convidativos, onde podemos provar um peixinho pequeno, bem assadinho, chamado “pititinga”.
Saindo de lá, fui até à Praia do Forte e não imaginava que fosse encontrar tanta sofisticação num só lugar, pois as ruas de lojas são variadas e vendem desde lembrancinhas simples a roupas de marcas famosas e a preços assustadores. Passei por tudo isso, pois a minha intenção naquele local era conhecer o Projeto Tamar, que é mantido pelo IBAMA e Petrobrás. Lindo o local e a sua manutenção é impecável.
O cuidado em todos os detalhes é impressionante e lá podemos encontrar as cinco espécies de tartarugas marinhas que o Brasil possui. Nos tanques também temos alguns tubarões, arraias e outros moluscos e ouriços, mas as estrelas são as tartarugas, sem dúvida.
Tudo lá é muito caro e desde a entrada do Projeto Tamar, o lanche no restaurante e as lembrancinhas na loja do projeto, os preços são muito salgados e fazem do passeio um momento de altos gastos.
Deixando de lado os preços, a praia é bonita, bem frequentada e tem ótimos recursos para deixar os visitantes bem servidos, em todos os sentidos, seja em serviços bancários, culinários e divertimento.
Hotéis e condomínios de luxo fazem parte da paisagem e tudo é muito organizado, tratado e feito para ser admirado com todas as belezas naturais que o local oferece.
Muito bom o projeto Tamar e tudo que ele faz em mais de 30 anos de existência em prol das tartarugas marinhas, devolvendo para a natureza milhões de novos filhotes para que façam parte do grande mar que nos rodeia.
Voltamos para Salvador no final da tarde, através da linha verde, que é uma estrada privatizada, em ótimo estado de conservação e que dá acesso às praias mais badaladas do litoral norte do Estado da Bahia.
No caminho, uma passagem rápida pelo Dique do Tororó, que é um parque que fica ao lado do Estádio da Fonte Nova. Nele estão reunidos todos os orixás numa lagoa rodeada de pista de corrida, parques e quiosques. Muito bom!

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...