quarta-feira, 29 de junho de 2016

Falando Difícil

Quando formos dirimir algum assunto é salutar que a temática seja abordada de uma forma eficaz e que traga muitas elucubrações sobre tudo que iremos desenvolver, pois se assim não for cairemos num mal terrível que sempre acontece: que é a comunicação ineficaz e sem muito sentido real.
Dependendo do público que nos escuta ou lê, temos que usar termos menos técnicos, dando espaço para a simplicidade das palavras que nem sempre geram entendimento por completo se não forem bem empregadas.
Se o pensamento é ágil e fácil de ser repassado, não precisamos ficar devaneando e buscando palavras que nem sabemos escrever direito e que servem apenas para complicar a nossa intenção, que pode ser até boa, mas fica esquecida no tempo se ficarmos mais preocupados em impressionar do que em comunicar.
Claro que isso não significa ficar usando termos errados ou palavras ordinárias a todo o momento. Em determinados casos, teremos que consultar um bom dicionário para formalizar os nossos textos e não passar vergonha, gerando uma imagem ruim do que realmente somos.
Tem gente que fala difícil porque sabe falar assim, mas outros fazem isso para tentar impressionar e causar uma imagem diferenciada do que são. 
Não cola mesmo!
O que termina acontecendo na maioria das vezes é que os "organizadinhos do vocabulário" formalizam uma imagem arrogante e terminam até sendo preteridos em algumas situações, enquanto os descuidados com este tipo de estética pegam a fama de ignorantes, quando na verdade não são e o que possuem apenas é uma preguiça na hora de escrever direito.
Ajustar-se a cada situação, mas nunca deixar de lado a ordem da escrita e da fala, é tarefa que deve ser perseguida por todos nós, uma vez que isso, sendo deixado de lado, nos causa um desgaste danado e terminamos perdendo muitas formas de nos comunicarmos com aqueles que nos cercam e precisam da nossa colaboração.
Seja claro, objetivo e se comunique bem. Ser prolixo demais é tarefa que só contribui para a nossa desgraça e faz com que tudo nas nossas vidas seja mais difícil de ser almejado, pois a delonga do caminho pode não ser o desejo da maioria que nos cerca e precisa da nossa comunicação.
"A tonga da mironga do kabuletê..." *
O que você disse mesmo? Traduza, pois não estou entendendo!

*Frase sem significado adequado, mas que ao mesmo tempo representa tudo, tudo mesmo!


Citação: "A tonga da mironga do kabuletê" - Vinícius de Moraes e Toquinho

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...