quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Livro de Moscovis

Eduardo Moscovis apresentou em Garanhuns, dentro da programação do Festival de Inverno, o monólogo "O Livro", que mostra o drama de uma pessoa que sofre de uma doença degenerativa na visão e tem que conviver com esta nova situação, seja feliz, triste ou muito revoltado.
O texto curto, porém bem apresentado e bem apoiado com recursos cênicos inteligentes, faz da apresentação um momento de reflexão sobre a vida e também sobre as surpresas que ela pode nos apresentar, quando poderemos ficar sem aquilo que mais valorizamos e tendo que nos acostumar a este novo ritmo de vida que nem sempre é fácil, mas precisa ser vivenciado.
Foram duas apresentações com lotação esgotada e conseguir ingresso foi um sufoco, já que logo cedo as filas se formaram e fizeram do Centro Cultural um lugar disputadíssimo e cheio de pessoas interessadas em conferir o espetáculo ou quem sabe ver de perto o ator famoso e popular de tantas novelas.
Boas oportunidades como esta devem ser aproveitadas, ainda mais quando o ator falou, no final do espetáculo, que nunca tinha apresentado a peça para um público tão grande, já que a proposta é ter uma plateia mais restrita e intimista, onde possa possibilitar uma maior interação nas cenas e situações.
Foi um dia triste também, pois soubemos da morte de Ariano Suassuna e ainda mais porque a sua última apresentação foi em Garanhuns, no último dia 18 de Julho, numa aula espetáculo em homenagem a Capiba.
Como a vida segue, temos que nos lembrar do mestre nos seus bons momentos de vida e saber que ele foi como ninguém um defensor da nossa arte e da nossa cultura regional, onde sempre mostrou nos seus textos e versos simples a forma tradicional da vida nordestina e como ela é importante para a nossa cultura.
Hoje voltei para o Recife, deixando para trás a família e o Festival de Inverno de Garanhuns. A família vejo em breve, mas o evento só no ano que vem, embora ele continue até o próximo sábado, 26 de Julho.
Saudades de tudo, mas trago comigo só lembranças boas de muita felicidade familiar e contato com a arte e diversão de primeira qualidade.




Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...