sábado, 5 de maio de 2012

Fortaleza

A cidade de Fortaleza é uma capital que respira artesanato e humor, pois em todos os lugares por onde passamos encontramos muitos itens para comprar ou anúncios dos shows que iriam acontecer com os mais variados artistas locais e que fazem a festa de todas as pessoas que visitam a cidade, que é uma grande metrópole, mas bem mais calma que o Recife. 
A Praia de Iracema está passando por reformas e construções que a deixarão com um novo visual e fará com que os visitantes se apaixonem ainda mais por ela. Dentre as mudanças, está a construção de um aquário gigante na orla e também a requalificação da Ponte dos Ingleses. É uma das praias mais agitadas no período noturno, sendo seguida pela Praia do Meireles e Mucuripe. A diversão é andar de patins na orla e existem os Clubes dos Patins para quem não tiver o seu e quiser alugar algum para se divertir. 
Em Iracema existe uma pequena Feira de Artesanato, mas nada comparada a gigantesca que encontrei na Praia do Meireles, onde a variedade de produtos impressiona e faz com que os visitantes tenham satisfação em comprar uma lembrancinha para levar para casa de um local tão diversificado. São artigos de couro, alimentos, roupas, rendas, camisas engraçadas, bolsas, sandálias, jóias e muitas outras opções para escolhermos.
Os Shows de Humor acontecem na Praia do Meireles e são muitos, em teatros e restaurantes. Há vários anunciantes ambulantes que não param de divulgar as apresentações e essa é uma das pedidas preferidas dos turistas.
Um local que muito me lembrou o Recife foi a EMCETUR, pois a antiga cadeia pública deu espaço a um centro de artesanato bem variado e cheio de novidades, além de rendeiras fazendo seus trabalhos nos corredores e mostrando toda a habilidade desta arte tão simples, mas cheia de detalhes. É a cara da nossa Casa da Cultura, que também foi uma cadeia no passado.
O Centro Cultural Dragão do Mar é grande e tem várias opções de divertimento, seja em teatros, cinemas, museus ou bares. É um local que foi criado para abrigar a cultura e isso é bem presente no seu espaço que tem arquitetura moderna, mas misturada aos prédios antigos que já existiam nas redondezas.
A Estátua de Iracema está precisando de uma reforma urgente, pois a insistente mania das pessoas usarem o monumento como apoio para fotografias, danificou grande parte dele e a impressão que temos é que ele vai desmoronar a qualquer momento, já que as ferragens internas já podem ser vistas e o cimento está todo rachado.
A Catedral de São José é belíssima e tem um visual gótico e grandioso. Seu interior contrasta com a parte externa e nos mostra uma clareza impressionante, além de vários vitrais que deixam o espaço mais colorido e especial.
O Bar Pirata é um ponto de encontro para os que gostam do forró e a agitação ocorre às segundas-feiras, quando várias bandas de forró se apresentam e fazem deste dia tido como preguiçoso, o mais agitado da semana.
Vamos andar mais por Fortaleza...
Amanhã conto mais um pouco.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...