segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Isso ou Aquilo?

Muitas frases são escritas de maneira errada, embora certas, mas que causam um entendimento diferente do que realmente era desejado. A frase da foto mostra a intenção de economizar energia, após o uso do sanitário; o entendimento mostra outro significado, pois fica clara a mensagem para que as pessoas, ao realizar suas necessidades fisiológicas, que façam no escuro.
Melhor ficaria: "Por favor, ao terminar de usar o sanitário, apague a luz."
Encontramos muitas informações assim e nem todas são fáceis de entender, deixando o usuário com um nó danado na cabeça e fazendo com que a comunicação entre as pessoas seja perdida pelo simples emprego de palavras e pontuações inadequadas. A comunicação deve estar sempre bem afiada para que as pessoas sejam cada vez mais uniformes nos seus entendimentos, evitando as proliferação de informações erradas, que só valorizando as fofocas e também a disseminação do que está errado, o que sempre gera discórdia e muita irritação, principalmente para quem escreveu o texto errado ou que esteja envolvido nas palavras tortas que foram colocadas ao vento.
Saber empregar as palavras, por mais simples que sejam, fazem um bem danado a todos nós e ajudam a entendermos que a melhor maneira de comunicar bem é estar atento aos detalhes da escrita e da fala, especificando bem o que queremos e deixando tudo com um fácil entendimento.
Se não agirmos assim iremos apagar a luz do conhecimento e do entendimento, pois nem tomaremos ciência do que temos e assimilamos, ficando sempre com a sensação ruim de que algo ficou incompleto e sem muita razão. Algumas comunicações confundem mais do que explicam e fazem com que um labirinto seja criado na nossa cabeça, onde as ideias ficam perdidas e espremidas com tantas informações desencontradas e sem eficácia alguma. Sem o entendimento adequado, somos incapazes de explicar algo ao nosso próximo e terminamos sendo proliferadores do que não presta e do que não há significado acertado. Juntar um monte de informação e deixar que ela seja mal utilizada não vale a pena e precisamos constantemente ter cuidado com isso para que não sejamos mal entendidos, ficando à deriva e sem chances de aportar um lugar seguro e que nos possibilite melhores dias e significados.

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...