sexta-feira, 2 de maio de 2014

A Cidade de Natal

Há seis anos que não visitava a cidade de Natal e comparando o antes e o depois pude perceber que o município está em alguns aspectos melhor e em outros bem pior, como é o caso da orla da Praia de Ponta Negra que passa por uma reforma complicada e sem fim, além de ter uma desordem bem característica onde muitos vendedores e lojas tomam conta das ruas de uma maneira gritante e terminam fazendo com que a sujeira seja muito presente no local. A melhor parte da Praia de Ponta Negra é justamente a que fica nas avenidas maiores, na parte mais alta. Lá encontramos hotéis bem estruturados, lojas organizadas e muita diversificação para todos os gostos e bolsos. 
Andando mais um pouco, encontramos a Via Costeira, que é um acesso ao litoral norte, mas também abrigo de muitas dunas, excelentes hotéis e do Centro de Convenções, que fica logo no início. No final desta grande avenida duplicada, encontramos o Farol da Mãe Luiza e as praias mais populares da cidade e ainda muito visitadas, que são a Praia do Meio e dos Artistas. Mais adiante encontramos a Praia do Forte e a Ponte Newton Navarro, que possibilita um acesso mais tranquilo ao litoral e a Praia de Genipabu. a mais famosa de todas. 
Na parte inferior da ponte, temos acesso a Fortaleza dos Reis Magos, que passa por escavações e apresenta um cenário meio desorganizado aos visitantes, já que muitos espaços estão vazios e não possibilitam uma boa contemplação da área, que é rica de história e belos visuais do mar. O Aquário de Natal fica na Praia de Redinha e tem vários exemplares de animais marinhos para observação dos visitantes que lotam as instalações a procura de um pouco de interatividade com os animais que lá estão, inclusive com os pinguins que são os mais procurados para apreciação.
Andei mais um pouco e fui até o agitado centro da cidade e também passei pelo novo estádio de futebol construído para a Copa do Mundo, a Arena das Dunas, que até então é um grande e belo monumento rodeado de obras inacabadas e que certamente não estarão prontas até a disputa dos jogos que serão realizados em todo o Brasil no próximo mês. Eu não quero nem imaginar como será o trânsito em dias de jogos, pois em dias normais a confusão é grande e o que mais existe são desvios e poeira.
A capital do Rio Grande do Norte tem altos e baixos também no seu relevo e as ladeiras que fazem parte das suas ruas são um desafio em algumas áreas, já que muitos sinais de trânsito ficam no alto das ladeiras e fazem com que o freio e a embreagem sejam bem usados.
O trânsito é ameno e bem melhor que o do Recife, mas possui congestionamentos também em algumas áreas, principalmente as que ficam próximas às escolas e shoppings. Natal é uma cidade em plena mutação, com seus problemas como qualquer outra, mas com lindas paisagens e um sol que nunca acaba. Há, porém, uma vantagem: o vento constante que nos refresca.
Outro fator que me chamou a atenção foram os preços altos dos alimentos em restaurantes e também dos artesanatos. Talvez a variedade de pratos oriundos do camarão e da lagosta façam com que os preços sejam altos, já que estes itens são caros e refletem isso no nosso bolso que sofre com tantas facadas.

Telhado Fortaleza dos Reis Magos

Praia do Forte e Natal

Muralhas da Fortaleza dos Reis Magos

Farol

Orla da Praia de Ponta Negra

Arena das Dunas

Fortaleza dos Reis Magos

Obras na Arena das Dunas

Treino Matinal
Morro do Careca
Aquário de Natal

Segue o Caminho do Boi da Macuca

O São João do Boi da Macuca, na cidade de Correntes, Pernambuco, acontece anualmente e reúne grande quantidade de pessoas que buscam nos fes...